Total de visualizações de página

domingo, 5 de maio de 2024

CONFRONTE

 CONFRONTE!


"Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto" (Prov 27:5)


Há uma impressão equivocada sobre o cristão a respeito do confronto. Muitos pensam que o cristão piedoso, por ser ensinado a amar e perdoar, deve se calar perante os erros e pecados na vida dos que o cercam. A Palavra, na verdade, nos ensina o contrário. Devemos, sim, confrontar aquele que precisa de repreensão, no momento certo e com as palavras certas. 


O verso de hoje fala sobre isto. Diz que "melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto". Em outras palavras, melhor é aquele que fala diretamente contra o erro, do que aquele que ama, percebe o erro, e nada fala. A palavra hebraica para "repreensão" (tôkechah) significa 'argumentar', 'corrigir', apontar o erro. O verso seguinte reforça a ideia, dizendo que "leais são as feridas feitas pelo que ama" (v.6). 


Sabemos que este não é um assunto fácil. Às vezes vemos alguém indo por um caminho perigoso, e é mais fácil nos calarmos. Ou mesmo orar por ele, sem nada mencionar. Falar diretamente sobre o assunto, porém, muitas vezes parece arriscado, pois não sabemos como o conselho ou repreensão serão recebidos. Alguns passos podem ser dados. 


Se você tem acesso pessoal a alguém que está rumando para o perigo ou para o mal, ore por esta pessoa e peça a Deus oportunidade de influenciar a sua vida. Esta influência pode ser através do testemunho, da edificação e também da repreensão. O testemunho é a forma que você vive, a qual, pela graça de Deus, pode influenciar outros no caminho da verdade e vida. A edificação é a apresentação da Palavra, que pode ser feita de forma pessoal, direta, convidando a pessoa a participar de um culto, ou mesmo enviando um link de um sermão, presenteando com um livro edificante e assim por diante. A repreensão é falar com a pessoa diretamente sobre o perigo ou o pecado em sua vida. Estes três caminhos, dentre outros, podem ser abençoadores para quem precisa mudar de rota. 


Pensando especificamente no último, a repreensão, devemos aprender com Jesus. Após sua morte e ressurreição havia um assunto inacabado com Pedro, que o havia negado três vezes. Jesus, assim, prepara um peixe assado na praia, acompanhado de pão, e convida Pedro para uma conversa amorosa, amiga e franca. E o confronta com a pergunta que foi no âmago do problema: "você me ama?" (João 21). Portanto, se houver oportunidade para a repreensão, após orar e pedir a Deus direção e oportunidade, prepare um ambiente acolhedor e, com palavras amorosas e amigas, apresente a sua preocupação, conselhos ou repreensão. E faça isto em particular. 


A repreensão doi em quem fala e em quem ouve, mas nos lembremos que "leais são as feridas feitas pelo que ama". Que Deus nos abençoe a repreendermos com amor e, quando repreendidos, recebemos com humildadj

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...