Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de maio de 2024

GUERRAS

 A MAIOR DAS GUERRAS


"Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio" (Prov 25:28). 


A maior das guerras é a guerra contra o pecado. Desde que entrou no coração humano, produziu toda sorte de estrago, desde o nosso relacionamento com Deus e com o próximo, até seus desdobramentos, como a morte, injustiças, sofrimentos, angústias e desencantos. O cristão enfrenta neste mundo muitas guerras, mas a maior delas é contra o pecado. 


Nosso verso de hoje nos fala sobre um "homem que não tem domínio próprio" e o compara a uma "cidade derribada, que não tem muros". A expressão hebraica para "domínio próprio" (ma'tsar) significa também 'controle', 'limites'. A vida sem controle é comparada à uma cidade destruída e sem proteção, pois foi "derribada" e "não tem muros". A figura é seríssima. Trata-se de uma cidade devastada e exposta a qualquer inimigo, pois não tem proteção. Encontramos aqui alguns graves alertas e, faço assim, três comentários. 


Primeiro, reconheça o perigo de uma vida sem domínio próprio. É uma vida "derribada" em que a falta de controle em uma área afeta todas as demais. É também uma vida vulnerável, exposta aos inimigos da nossa alma, pois não tem muros, não tem proteção. Quem não tem domínio próprio, portanto, está exposto à força da carne, que corre para o pecado; do mundo, que promove a vida sem Deus; e do diabo, que arma ciladas para que nelas possamos cair. 


Segundo, observe se há falta de domínio próprio em sua vida e busque o perdão e a ajuda de Deus. Seja falta de controle nas palavras, relacionamentos, finanças, tempo em frente à TV, uso do celular, bebida, comida, trabalho, estudo, ministério ou qualquer outra área onde você perde o limite. Coloque-a perante o Senhor com verdadeiro reconhecimento, pedido de perdão e de ajuda, crendo que Ele luta por nós.


Terceiro, busque ser cheio do Espírito Santo. É importante lembrar que o domínio próprio é fruto do Espírito (Gl 5:22-23). Portanto, não se adquire domínio próprio em um curso ou lendo um livro de auto ajuda. O domínio próprio não é encontrado nas bibliotecas, palácios ou redes de relacionamento, mas sim em uma vida submissa e cheia do Espírito Santo. Busque ser cheio do Espírito Santo lendo, refletindo e aplicando a Palavra em seu coração, tendo uma vida de oração, caminhando com aqueles que caminham com Jesus e pedindo que o Senhor faça de você um homem ou uma mulher cheio do Espírito, tendo como parte do seu fruto, o domínio próprio. Amém. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...