Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de maio de 2024

HIPOCRISIA



“Como vaso de barro coberto de escórias de prata, assim são os lábios amorosos e o coração maligno” (Prov 26:23)


A hipocrisia é tratada com severidade em toda a Escritura, pois leva uma pessoa a olhar para os erros alheios com veemência, dureza e intolerância; enquanto esconde em seu coração problemas semelhantes. Escandaliza-se com o pecado na vida do irmão, mas reage com brandura e tolerância com o próprio pecado. E, em um estágio mais avançado, chega a acusar abertamente os pecados que, secretamente, guarda em sua própria vida.


O verso de hoje fala sobre o assunto. Nos ensina sobre o perigo de termos “lábios amorosos” com “coração maligno”. Ou seja, palavras bonitas, lisonjeiras, elogiosas, mas com motivações contrárias. Compara, assim, a hipocrisia, a um vaso de barro coberto com escória de prata. A palavra usada em hebraico para “escória” (ciyg) significa ‘restos’, ‘refugo’. E a figura é de um vaso frágil de barro coberto por uma fina camada de restos de prata, dando a impressão de ser algo precioso. Assim são as palavras bonitas em um coração que deseja o mal.


Um dos frutos da hipocrisia é o legalismo. O legalista é aquele que se apega à forma da lei com tamanha intensidade que se torna um acusador impiedoso, sem cores de misericórdia e, por outro lado, esconde seus problemas debaixo de sete chaves.  


Para sabermos se estamos tomando um caminho legalista devemos procurar os sinais. Cito dois deles. 


O primeiro é a facilidade no julgamento, pois o legalismo se concentra em observar e julgar o outro, perdendo, assim, sua postura de autoavaliação. Observa a todos, menos a si. Deseja transformar os outros, não seu próprio coração. 


O segundo sinal é a arrogância, a falta de desejo e disposição de ouvir, procurar compreender melhor, e socorrer o outro. O arrogante jamais ouve, sempre acusa. Jamais estende a mão de forma humilde e amorosa.


Que Deus nos ajude a sermos cristãos comprometidos com a santidade, que falam aquilo que verdadeiramente pensam, sem duplo sentido, sem elogios falsos e com sincero amor, compaixão, tolerância e alegria pelo outro. Que Ele nos livre da hipocrisia! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...