Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de maio de 2024

INSENSATO

 PIOR QUE O INSENSATO


"Tens visto a um homem que é sábio a seus próprios olhos? Maior esperança há no insensato do que nele" (Prov 26:12).


A verdadeira humildade de coração deve ser um dos maiores objetivos na vida do cristão. A carne, o mundo e o diabo cooperam rotineiramente para que o povo de Deus se torne orgulhoso, arrogante, com postura altiva, competitiva e acusadora. Precisamos de mais humildade em nosso meio. 


O verso de hoje fala sobre aquele que "é sábio a seus próprios olhos". Aponta para o espírito arrogante e altivo, que se vê como melhor, superior, dono da verdade. E logo após sentencia: "maior esperança há no insensato do que nele". Que grave advertência! Alguns pontos devem ser lembrados. 


Primeiramente, cuidado com a arrogância. Ela não surge da noite para o dia, mas vai sendo adquirida pouco a pouco até tomar conta dos pensamentos, palavras e ações. O arrogante vê os demais ao seu redor como inferiores, incompetentes e medíocres. Só ele sabe, só ele pode, só ele faz. A arrogância mata, pois é fruto do orgulho, pecado contra Deus. Ela mata a humildade, mata o relacionamento com Deus, a comunhão com o próximo e a vida em família. Fuja dela! 


Em segundo lugar, cultive a humildade. Ela nos ajuda a ver quem somos e como realmente estamos, nossos dons e necessidades, nossas competências e limitações. A humildade associada à doutrina bíblica nos ensina a ver o mundo, e a nós mesmos, com os olhos de Cristo. A humildade nos ajuda a ver o próximo com compaixão, o necessitado com interesse e o inimigo com amor. Ajuda-nos na aproximação da Palavra com a postura certa, de alguém que diariamente precisa da graça e misericórdia de Deus. E também na oração, pois passamos a orar como Ele nos ensinou: "seja feita a tua vontade". 


Por fim, apegue-se à Palavra de Deus. O contraste entre "a seus próprios olhos" poderia ser "aos olhos de outros", mas este também é um perigo mortal. O contraste de vida, porém, é "aos olhos de Deus". Você não é quem você diz; não é quem os inimigos dizem que você é; e também não é quem o diabo fala sobre você. Sua identidade está segura em Cristo, portanto, você é quem Deus diz que você é. Leia a Palavra e encontre ali a verdade sobre Deus e sobre você, levando a um coração verdadeiramente humilde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...