Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de maio de 2024

HUMILDADE

 A PROVA DA HUMILDADE


"Como o crisol prova a prata, e o forno, o ouro, assim, o homem é provado pelos louvores que recebe" (Prov. 27:21)


A maior prova de humildade não é ter domínio próprio perante as críticas, mas sim humildade perante os elogios. Tanto um como o outro, se recebidos com o coração orgulhoso, podem arruinar o espírito. Os elogios, porém, testam severamente a humildade. 


O texto de hoje fala sobre o assunto de forma curiosa. Seguindo o padrão do livro de Provérbios, vemos uma analogia. Diz que "o homem é provado pelos louvores que recebe", e compara este fato "como o crisol prova a prata, e o forno, o ouro". Crisol é um pote usado para limpar a prata de suas impurezas, da mesma forma que o forno faz com o ouro. Assim, colocados no fogo, tanto a prata quanto o ouro mostram a verdadeira qualidade do metal, pois as impurezas ali escondidas logo aparecem. Em outras palavras, ao receber louvores, a pessoa é provada, da mesma forma que prata e ouro são provados pelo fogo, apresentando o que de fato está em seu coração. 


A Palavra nos fala neste texto sobre o orgulho e a humildade. A qualidade que deve aparecer ao receber louvores é a humildade. A impureza é o orgulho. Portanto, algumas importantes lições. 


Cuidado com o orgulho revestido de humildade. Enganoso é o coração. Ao receber louvores, seja por algo que fez, seu testemunho de fé, seu sucesso na vida empresarial, a criação dos filhos, o casamento abençoado, o ministério que frutifica, a palavra acertada, o coração generoso ou qualquer outra coisa, cuidado! Tenha plena consciência de que, se algo bom surgiu em sua vida, foi pela graça de Deus. Perante o elogio, diga em seu coração, e com suas palavras, "graças a Deus". E faça isto com plena sinceridade e convicção, pois o orgulho revestido de humildade é aquele que diz "graças a Deus", mas em seu coração se sente o maior e o melhor de todos.


Cuidado com a humildade hipócrita. Não caia na armadilha da autopromoção revestida de palavras humildes buscando o elogio e os louvores de outros. Não fale de si e do que Deus tem lhe ensinado e lhe dado para provocar os elogios e as bajulações. Esta é a humildade hipócrita, que se apresenta com palavras adornadas de simplicidade, mas coração que busca a exaltação e os louvores. Avalie as suas palavras e as suas motivações. 


Cuidado com a sua expectativa. Não há mal em receber um elogio sincero, com um coração humilde. Porém, lembre-se, que é Deus quem aprova e reprova. É do Senhor que você deve esperar as palavras ditas por sua graça e misericórdia: "servo bom e fiel" (Mt 25:21). Alinhe a sua expectativa pela Palavra do Senhor. Não busque a afirmação dos homens, mas de Deus. Nada fale ou faça para se promover perante os homens, mas para servir de coração ao seu Senhor, que nos ensinou a caminhar com verdadeira humildade até a cruz. E, ao fim, diga sinceramente: "graças a Deus". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALGO

 O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez.”  PROVÉRBIOS 14:29 Ser longânimo é o mesmo que ser ...