Total de visualizações de página

sábado, 2 de fevereiro de 2019

Os homens partiram dali e foram para Sodoma, mas Abraão permaneceu diante do Senhor. Abraão aproximou-se dele e disse: Exterminarás o justo com o ímpio? Gênesis 18:22-23. Alguns dias atrás, ministrando uma palavra a respeito da intimidade que Abraão tinha com Deus, quando o Senhor afirma: “Esconderei o que estou para fazer?” (Gênesis 18:17). Me deparei com esta história, que é o julgamento de Sodoma e Gomorra e mais três cidades, as cinco cidades que descendiam de Cam filho de Noé, o que expôs a nudez de seu pai. Gênesis 9:20-25 diz: “Noé, que era agricultor, foi o primeiro a plantar uma vinha. Bebeu do vinho, embriagou-se e ficou nu dentro da sua tenda. Cam, pai de Canaã, viu a nudez do pai e foi contar aos dois irmãos que estavam do lado de fora. Mas Sem e Jafé pegaram a capa, levantaram-na sobre os ombros e, andando de costas para não verem a nudez do pai, cobriram-no. Quando Noé acordou do efeito do vinho e descobriu o que seu filho caçula lhe havia feito, disse: “Maldito seja Canaã! Escravo de escravos será para os seus irmãos”.” Quem expõe a nudez será servo de quem cobre a nudez. Veja que sua origem já carregava essa marca de promiscuidade: “As fronteiras de Canaã estendiam-se desde Sidom, iam até Gerar, e chegavam a Gaza e, de lá, prosseguiam até Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, chegando até Lasa. São esses os descendentes de Cam, conforme seus clãs e línguas, em seus territórios e nações.” (Gênesis 10:19-20.) Após três anjos com aparência de homens aparecerem para Abraão, como relata Gênesis 18:1-2, sendo que um deles o próprio Senhor, tinha uma mensagem para Abraão e Sara onde suas vidas seriam mudadas, pois segundo a palavra, em um ano eles estariam com um filho gerado por eles, sendo eles de idade avançada, estabeleceu um ambiente de fé, onde a pergunta foi: ‘Acaso para o Senhor há coisa demasiadamente difícil?’ Porém, logo após criou-se um outro ambiente onde seus hóspedes olham em direção às cinco cidades onde tinham como metrópole, Sodoma, e como de costume, Abraão encaminhou seus hóspedes até a fronteira, porém, ao chegar lá, dois anjos continuam sua jornada para sua próxima missão, pois um veio trazer a notícia do nascimento de Isaque onde o Midrash afirma ser Miguel, outro foi para destruir Sodoma, que diz ser Gabriel, e outro para salvar Ló e sua família que foi Rafael, enfim, quando os dois seguem o caminho, diz a palavra que o Senhor ficou com Abraão, ou podemos dizer que Abraão ficou com o Senhor como está em Gênesis 18:22. Nós vamos encontrar a ação de anjos em vários lugares, porém, principalmente quando o inimigo pensa que estamos sozinhos. A coluna de nuvem e a coluna de fogo e o anjo – “A seguir o anjo de Deus que ia à frente dos exércitos de Israel retirou-se, colocando-se atrás deles. A coluna de nuvem também saiu da frente deles e se pôs atrás, entre os egípcios e os israelitas. A nuvem trouxe trevas para um e luz para o outro, de modo que os egípcios não puderam aproximar-se dos israelitas durante toda a noite.” (Êxodo 14:19-20). O inimigo pensou que o povo estava abandonado. “Disse o Senhor a Moisés: Diga aos israelitas que mudem o rumo e acampem perto de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar. Acampem à beira-mar, defronte de Baal-Zefom. O faraó pensará que os israelitas estão vagando confusos, cercados pelo deserto.” (Êxodo 14:1-3) Pois eles não podiam ver o Senhor que se encontrava na frente do povo, porém, quando o inimigo atacou, Deus se apresentou. Um acampamento foi envolvido na escuridão e outro na luz, vemos nas versões - Acampamento, exército, campo, enfim, ninguém podia chegar ao acampamento do outro. O milagre deu-se na abertura do mar criando muros de gelo de 22 a 30 metros de altura, numa extensão de 19 Km. Eram duas colunas, uma de nuvem e outra de fogo, dividindo o acampamento. Deus se tornou uma muralha de proteção, luz para os israelitas, escuridão para os inimigos, o povo do Egito incrédulo, não era capaz de compreender os caminhos do Senhor. Entre a tropa do Egito e o Acampamento de Israel, essa coluna recebeu flechas sobre si e pedras lançadas por catapultas dos egípcios. O anjo que vinha caminhando em frente, ou seja, ele já estava lá, porém, como foi necessário uma mudança de estratégia, que era passar a coluna de nuvem que protegia-os durante o dia do sol para trás. (Êxodo 14:24) Quando diz que havia escuridão se referia a coluna de nuvem, e quando havia luz, se referia ao pilar de fogo, ou nuvem de fogo. O lugar é o mesmo, mas para uns escuridão, para outros, luz, ou seja, a presença do Espírito Santo em sua vida vai iluminar sua vida em lugares onde ninguém está enxergando nada. Quando escureceu, a coluna que normalmente ia embora, para vir a coluna de fogo, pois nunca ficava as duas juntas, de repente mudou de lugar, foi para trás, por isso se tornou escuridão para os egípcios, enquanto a coluna de fogo se colocou na frente dos israelitas iluminando a noite. Veja que a nuvem que teria que ir ficou, porque uma tinha que ir para a outra vir, mas aqui o anjo tinha uma estratégia, as duas ficaram juntas para livrar Israel, veja a ação sobrenatural para livrar você. As duas colunas já entendi, mas e o anjo? Isso pode ser comparado a uma pessoa andando pela rua com seu filho andando em sua frente. Quando bandidos vierem para captura-lo, o pai se interpõe na frente dele e o coloca atrás de si (Mar vermelho). Quando um lobo vier atrás dele, (Egípcios) então o coloca em sua frente. Mas quando bandidos vierem na sua frente e lobos atrás, ele coloca seu filho em seus braços e luta contra eles. Veja que o profeta retrata em relação ao anjo protetor de Israel quando os egípcios se aproximaram no mar vermelho - Oséias 11:3: “Mas eu conduzi a Efraim, tomei-os sobre meus braços.” “E aproximando-se” (Gênesis 18:23), esta palavra nos leva ao entendimento de todos os próximos passos, pois o sentido aqui não é físico, pois Deus já estava perto, eles já vinham próximos, porém, se refere a uma postura, um posicionamento, que é definido como: ir à um tribunal para defender uma causa. A pergunta aqui é ‘Qual a tua causa?’, pois na ordem natural dos livros bíblicos aqui está a primeira passagem bíblica que se refere a Deus como juiz, que vamos encontrar a palavra juízo, juiz, justiça em uma só sentença se refere à destruição de Sodoma e Gomorra, pois o que quero dizer é que Abraão acionou um tribunal, onde haviam um anjo que veio executar uma sentença, havia um juiz, que ele mesmo o chama assim, e ele como advogado de defesa por aqueles que estavam condenados, veja Gênesis 18:25: “Longe de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra?” Se trata de um tribunal divino e humano atuando juntos. Não se junte ao acusador. Deus está à procura de pessoas que defendam seu povo, que se interesse pela causa do perdido, do condenado, que interceda pelo necessitado. Lembre-se que o papel do acusador é do Diabo que já o desempenha muito bem. Seja justo. Provérbios 10:7: “A memória do justo é abençoada, mas o nome dos perversos cai em podridão.” Quanto a destruição de Sodoma, o que ainda segurou foi a possibilidade de lá terem justos que seriam motivo para não ocorrer, a sua vida protege sua casa. “O que começa o pleito parece justo, até que vem o outro e o examina.” (Provérbios 18:17) Toma cuidado em julgar uma causa, ao invés de ser acusador, seja defensor. “O irmão ofendido resiste mais que uma fortaleza; suas contendas são ferrolhos de um castelo.” (Provérbios 18:19) Não seja contaminado pela ira dos ofendidos, pois sua experiência não define uma pessoa muito menos um lugar, pois podemos ter frequentado o mesmo lugar e ter vividos experiências diferentes. “Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.” (I Joao 2:1-2) Jesus quem poderia nos acusar decidiu nos defender, então não queira ser mais justo que Deus em seu julgamento. Ensine a retidão aos seus filhos. Gênesis 18:19: “Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do SENHOR e pratiquem a justiça e o juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito.” Para que o Senhor faça vir sobre Abraão, ou para que traga sobre Abraão, o que se aprende aqui é que quem cria um filho justo, mesmo depois de morto é considerado como se não houvesse morrido, pois as bênçãos continuariam. Gênesis 18:21: “Descerei e verei se, de fato, o que têm praticado corresponde a esse clamor que é vindo até mim; e, se assim não é, sabê-lo-ei.” Se o próprio Deus que está em todo lugar e conhece todas as coisas, disse, eu descerei e verei de fato.... preciso tomar muito cuidado antes de julgar uma situação. Descerei agora para chegar ao fundo de suas ações, eu vou descer até o final de suas obras. Abraão permaneceu na presença do Senhor. (Gênesis 18:22) Face a face com Yahweh - Veja que eram três anjos em Gênesis 18:1-2, sendo que Abraão acompanhou os três em direção a Sodoma, Gênesis 18:16: ‘Tendo-se levantado dali aqueles homens, olharam para Sodoma; e Abraão ia com eles, para os encaminhar.”, porém, dois anjos foram para Sodoma e o Senhor permaneceu com Abraão. Estaria escrito: ‘E Deus Ainda estava Diante de Abraão’, mas foi preciso fazer uma correção literária que a Torah inverteu a ordem desse versículo em respeito a Deus. A função dos dois anjos era um para destruir Sodoma e outro para salvar Ló e sua família. Gênesis 19:1: “Ao anoitecer, vieram os dois anjos a Sodoma, a cuja entrada estava Ló assentado; este, quando os viu, levantou-se e, indo ao seu encontro, prostrou-se, rosto em terra.” Veja que apesar do percurso ser pequeno, mas eles, os anjos estavam esperando que os argumentos de Abraão mudassem o juízo sobre Sodoma. Abraão conduziu os três até seu próximo destino e ficou, e o Senhor permaneceu com ele, veja que a tradução diz que Abraão permaneceu, mas na verdade o Senhor quem permaneceu perante Abraão. Abraão ficou Ainda em pé diante da face do Senhor. Veja o sentido aqui a partir dessa versão. “Os homens dirigiram-se para Sodoma, mas Abraão ficou no caminho do Eterno, impedindo a passagem.” (Gênesis 18:22) E aproximando-se. (Gênesis 18:23) - Gênesis 19:27-29: “Tendo-se levantado Abraão de madrugada, foi para o lugar onde estivera na presença do SENHOR; e olhou para Sodoma e Gomorra e para toda a terra da campina e viu que da terra subia fumaça, como a fumarada de uma fornalha. Ao tempo que destruía as cidades da campina, lembrou-se Deus de Abraão e tirou a Ló do meio das ruínas, quando subverteu as cidades em que Ló habitara.” Vamos precisar lembrar o que aprendemos em Gênesis 18:22, Os homens dirigiram-se para Sodoma, mas Abraão ficou no caminho do Eterno, impedindo a passagem. Onde Abraão se põe no caminho do Eterno, impedindo sua passagem, porque foi ali que Abraão se coloca pela causa de uma cidade e a família de seu sobrinho, logo o que vamos ver que o termo aproximou-se que não se refere à distância física, pois como me aproximar de alguém que está do meu lado? Logo vemos que se trata de posicionamento, que ele se põe à frente de uma causa. Desde a destruição de Sodoma, na cultura Judaica se estabeleceu um Quórum de dez justos em uma coletividade, ou seja, qualquer projeto amplo que envolve muitas pessoas se estabelece dez que são reconhecidos justos, ou levantam dez homens pobres que são sustentados para orar pelo todo. E aproximando-se - (Gênesis 18:23: “Abraão aproximou-se dele...”) - Tem o sentido de guerrear, mas também carrega outros sentidos. Falar severamente, conciliar, orar, veja como aprendemos com Abraão quanto às causas que vamos apresentar diante do Senhor, ele não estava desrespeitando Deus, mas estava realmente mostrando seu interesse pela causa, ele se coloca na frente. Aproximar aqui não é literal, já que o Senhor já estava com ele, mas sim no sentido de se preparando para algo, como um tribunal. Era um posicionamento diante de uma causa. Aqui vem o termo - ir a um tribunal para defender uma causa. Por isso ele diz, não fará justiça o Juiz de toda terra? Gênesis 18:25: “Longe de ti o fazeres tal coisa, matares o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio; longe de ti. Não fará justiça o Juiz de toda a terra?” O sentido é remover os obstáculos que impedem a palavra dele entrar. Uma vez que o defensor se calou, o juiz foi embora. Gênesis 18:33: “Tendo cessado de falar a Abraão, retirou-se o SENHOR; e Abraão voltou para o seu lugar.” Em Gênesis 18:23 vemos que tudo começa como um tribunal, onde Sodoma e mais quatro cidades estavam sendo julgadas, veja que Abraão se pôs diante de Deus como diante de um tribunal para defender uma causa, mas uma vez que o Juiz se retirou, o defensor também se retirou, porém, o juiz se retirou quando o defensor se calou, mas o acusador continuou com a acusação. A glória do Senhor levantou-se, o Senhor seguiu seu caminho, Abraão retornou a sua tenda. Qual a acusação contra Sodoma? “Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão e próspera tranquilidade teve ela e suas filhas; mas nunca amparou o pobre e o necessitado.” (Ezequiel 16:49) Sodoma tornou-se a capital do egoísmo, o qual era ancorado na lei pública, veja uma das leis de Sodoma. " Todo aquele que alimentar o pobre e faminto com um pedaço de pão, será queimado no fogo", e quanto a receber hóspedes faziam contrário aos costumes que Abraão praticava como beduíno, pois por serem muito ricos desprezavam qualquer ajuda externa e não queriam dividir suas riquezas com ninguém. Relembrando I João 2:1-2: “Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.” Diante de toda essa história, quero apresentar o advogado que não perda uma causa, que está assentado à direita de Deus, onde seus argumentos não acabam, onde ele já ganhou nossa causa na cruz do calvário, fora que no verso dois vemos a chave porque ele não perde uma causa, porque Ele mesmo é a propiciação, ele é nossa defesa, ele nos torna justo. Lembrou-se de Abraão e tirou Ló do meio das ruínas. (Gênesis 19:27-29). Veja que Abraão se lembrou do Senhor e Deus se lembrou de Abraão e Ló foi resgatado. Quem vai ser resgatado por se lembrar de você? Quando Deus se lembrou de Abraão, Ló foi resgatado, quando Deus se lembra de Jesus eu sou resgatado. Alguém será tirado do meio da ruína nesses dias, veja a autoridade que você tem nessa causa. É importante você saber que apesar de Ló ter sido abençoado por causa de Abraão, a benção de Ló é transitória, mas a de Abraão é permanente. Veja um paralelo de Gênesis 18:1: “Apareceu o SENHOR a Abraão nos carvalhais de Manre, quando ele estava assentado à entrada da tenda, no maior calor do dia.” E Gênesis 19:1: “Ao anoitecer, vieram os dois anjos a Sodoma, a cuja entrada estava Ló assentado; este, quando os viu, levantou-se e, indo ao seu encontro, prostrou-se, rosto em terra”. Abraão estava sentado à porta de sua tenda, Ló estava sentado a porta de uma cidade perversa, a porta significa protegendo, você protege o que você acredita, uns a família, outros as posses. Ló abandonou sua tenda e se assentou em Sodoma. Ló sempre buscou as riquezas, mas as riquezas buscavam Abraão, o coração de Ló já estava em Sodoma antes de seu corpo ser levado para lá. Ló com certeza se apaixonou pelo mundo quando foi para o Egito com Abraão e jamais superou essa paixão, veja Gênesis 13:1,10, você precisa identificar o que você se apaixonou e não conseguiu superar e deixar no altar. Abraão tinha uma tenda e um altar, Ló abriu mão dos dois, a tenda aqui significava a dependência do Senhor e o altar a entrega, não abra mão da sua comunhão com Deus pelos projetos do mundo. Os valores de Ló estavam muito deformados com a influência de Sodoma, mas mesmo assim por causa de Abraão, Deus lhe deu livramento. Deus se lembrou de Abraão, mandou Ló para fora, para longe da destruição. Gênesis 19:27 - Abraão voltou para o mesmo lugar onde esteve na presença do Senhor. Você precisa voltar para esse lugar, onde, quando foi que você esteve na presença do Senhor lutando por uma causa, é para esse lugar que você precisa voltar. Quando viu a cidade destruída viu que seus argumentos não eram o suficiente, porque contra seu acusador você não vence com argumentos, você vence com o sangue. Você precisa voltar para esse lugar. Tem um lugar que marcou sua vida! Tem um ambiente que resgata seus valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADORAÇÃO

 A ADORAÇÃO "Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o S...