quarta-feira, 25 de junho de 2025

JO

 10 LIÇÕES NO LIVRO DE JÓ (Parte 1)


Estamos chegando ao fim desta série devocional com base no livro de Jó. Como vimos, ele foi provado como poucos, mas permaneceu firme, sendo, ao final, edificado, renovado e restaurado pelo Altíssimo. Encerramos esta jornada com dez preciosas lições que iluminam nosso caminho quando o chão se desfaz sob os nossos pés. Serão divididas em dois dias. Que o Senhor o abençoe para abraçar, com reflexão bíblica e oração, estes passos em meio aos desafios da vida.


1. ADORE EM MEIO À DOR. Diante de suas maiores perdas, Jó prostrou-se e adorou: “O Senhor o deu, e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1:21). A adoração em meio ao vale árido parece ecoar com suavidade especial no coração do Pai. Não espere o dia clarear para louvar. Adore mesmo quando ainda é noite. A alma que aprende a bendizer no sofrimento também saberá exultar na restauração.


2. GUARDE O SEU CORAÇÃO CONTRA A AMARGURA. Jó experimentou profundo sofrimento, mas “em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma” (Jó 1:22). A amargura é um veneno sutil, que corrói lentamente a fé. Em tempos difíceis, trilhe o caminho da confiança, não da amargura. O coração guardado em Deus será sempre mais forte que a dor que o cerca.


3. CREIA QUE ELE VIVE. Em meio às cinzas, Jó proclamou: “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra” (Jó 19:25). A fé verdadeira enxerga além das lágrimas. Ela vê o Redentor atuando, mesmo quando tudo parece em silêncio. Deus continua presente, amoroso e poderoso em toda e qualquer situação da sua vida. À medida que cremos, descansamos.


4. PERSEVERE COM PACIÊNCIA. Jó respondeu à sua esposa: “temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios” (Jó 2:10). Nossa paciência no sofrimento não se baseia na sorte, destino ou recursos humanos, mas na grandeza e bondade do nosso Deus. Quem espera no Senhor encontrará alegria, mesmo em meio à tormenta.


5. NÃO SE ENTREGUE AO DESESPERO. Jó desabafa: “Por que não morri eu na madre? Por que não expirei ao sair dela?” (Jó 3:11). Ele lamenta, mas não abandona a Deus. Leve seu desespero ao Senhor. Fale com Ele sobre sua dor, pois o Pai se importa com cada lágrima dos seus filhos. É muito melhor clamar em lamento do que calar em solidão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

UNIDADE

  O primeiro capítulo de Efésios acentua o amplo alcance do plano de Deus, o qual inclui o Universo todo e se estende de eternidade a eterni...