quinta-feira, 26 de junho de 2025

OBSERVADO



“Porque os olhos de Deus estão sobre os caminhos do homem, e ele vê todos os seus passos” (Jó 34:21).


A observação de Deus não é passiva nem limitada. Ela é profunda, contínua e absoluta. O Senhor não apenas vê nossos caminhos, Ele observa cada passo: nossas decisões, intenções, ações e até os pensamentos mais ocultos. Esta verdade expressa por Eliú, no livro de Jó, nos conduz a uma realidade maior: somos, constantemente, observados por Deus.


O Senhor conhece as intenções do nosso coração, como expressa o salmista: “Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda” (Sl 139:4). Davi ainda clama: “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?” (Sl 139:7). A presença de Deus é inescapável e penetrante.


Três aplicações nos visitam.

A primeira é de segurança. Saber que somos observados por Deus nos traz paz. Nada em nossa vida é despercebido ao Senhor. Nem dores, nem perdas, nem injustiças. Ele vê, conhece e cuida. Somos pastoreados por um Deus atento e presente, sempre fiel.


A segunda é de temor. O fato de que Deus tudo vê nos chama a uma postura de reverência. Quem nos vê é o Altíssimo, Todo-Poderoso, Santo, Santo, Santo. Ele vê o que ninguém percebe e conhece o que ninguém entende. Como lemos, "o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração" (1 Sm 16:7).


A terceira é de alerta. Um dia, todos compareceremos diante do tribunal de Cristo (2Co 5:10). É a Ele que devemos prestar contas. Por isso, cuidemos para que nossas palavras espelhem graça, nossos passos reflitam santidade e nosso coração ame a verdade.


Em termos pessoais, essa vigilância de Deus sobre nós deve nos consolar nos dias de solidão, pois não estamos sozinhos. Deve também nos corrigir em momentos de desvio, pois Ele vê o que os outros não veem. E deve nos encorajar a andar com integridade, sabendo que nosso Senhor se agrada da verdade no íntimo.


Que essa certeza — de que os olhos do Senhor estão sobre os nossos caminhos — transforme a nossa maneira de viver, trazendo temor santo, consolo real e compromisso sincero com a santidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário