Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

PROSPERIDADE

E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus. (Deuteronômio 28:1-2) Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. (Isaías 1:19) A música que cantamos no momento de louvor foi escrita em cima do texto de Deuteronômio. E em uma de suas partes ela diz: “prosperarei, transbordarei” O que você entende por prosperidade? O que é, na sua opinião, ser próspero? Hoje em dia, uma das pregações mais ouvidas nos púlpitos é sobre prosperidade. Muitos pregadores dão muita ênfase às bênçãos. Outros sempre apresentam a condição de superioridade em que estão os seus ouvintes (você é um vencedor, você é cabeça e não cauda, tudo é teu, basta determinar e Deus tem que te dar, etc...) Os textos que lemos nos falam sobre prosperidade, mas há algo em comum neles que eu gostaria de ressaltar. Deus promete bênçãos ao seu povo, mas acompanhando a promessa da benção sempre está um mandamento. Aliás sempre que a bíblia apresenta uma promessa da benção de Deus para nós, ela vem precedida de uma condição ou de um “se”. E será que se ouvires...; Se quiserdes... Na bíblia encontramos alguns personagens que experimentaram da prosperidade de Deus. Quem foi o primeiro homem a quem Deus deu prosperidade? E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi. (Gênesis 1:27 -30) Como podemos ver, o primeiro homem a quem Deus abençoou com a prosperidade foi Adão. Mas Adão continuou próspero? O que levou Adão a perder a sua prosperidade? A desobediência, ou seja, o pecado. (Gênesis 3:19) - No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. Havia uma condição para a prosperidade de Adão continuar. Qual era? E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás (Gênesis 2:16-17) Então podemos perceber que também para Adão havia uma condição para aquele estado de prosperidade continuar. Há outros homens de que a bíblia fala também. Vamos a Abraão. Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações e não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto e te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti. E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti. E te darei a ti e à tua descendência depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão e ser-lhes-ei o seu Deus Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações (Gênesis 17:3-8) Outro personagem que podemos citar que experimentou da prosperidade em todos os sentidos foi Moisés. Nos seus primeiros quarenta anos Moisés teve de tudo que os olhos pudessem desejar, pois simplesmente era filho adotivo da filha de Faraó. Os quarenta anos seguintes de sua vida porém, ele passou no deserto. Isto aconteceu para que pudesse ser preparado para a missão que o Senhor tinha pra ele. E aos oitenta anos, aproximadamente, Moisés começou a experimentar um outro tipo de prosperidade. Caminhou e conduziu um povo gigantesco pelo deserto por mais quarenta anos e nunca viu este imenso povo passar fome nem necessidade alguma. (Neemias 9:21) - De tal modo os sustentaste quarenta anos no deserto; nada lhes faltou; as suas roupas não se envelheceram, e os seus pés não se incharam. Mas também esta prosperidade estava condicionada à obediência aos mandamentos de Deus. José, por sua vez, jovem sonhador, filhinho do papai, por crer nos sonhos que Deus lhe dava pagou um preço alto. Vendido pelos irmãos como um escravo, amargou aproximadamente treze anos na prisão por ser fiel a Deus e não desobedecê-Lo. Ora, como pode ser isto? Aqui um homem escolhe obedecer a Deus e o prêmio que recebe é a prisão? Quero lembrar neste momento um texto da palavra que diz: (Romanos 8:28) - E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Por conhecer a palavra de Deus, José tinha o cuidado constante de não quebrar esta palavra em sua vida em nada que fizesse. E lendo a palavra podemos ver qual foi o resultado final da sua obediência a Deus. E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu SENHOR egípcio. Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão. José achou graça em seus olhos, e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha E aconteceu que, desde que o pusera sobre a sua casa e sobre tudo o que tinha, o SENHOR abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do SENHOR foi sobre tudo o que tinha, na casa e no campo. (Gênesis 39:2-5) Tudo ia bem na vida de José, nada indicava de que aquela situação pudesse mudar, mas mesmo assim, veio o ataque do inimigo sobre José e a conseqüência desse ataque foi a prisão por treze anos. Porém a palavra do Senhor não cai por terra e mais uma vez a fidelidade e o poder de Deus se manifestam na vida de José e a conclusão do que Deus fez foi esta: E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus? Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu. Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito. E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pôs na mão de José, e o fez vestir de roupas de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço e o fez subir no segundo carro que tinha, e clamavam diante dele: Ajoelhai. Assim o pôs sobre toda a terra do Egito E disse Faraó a José: Eu sou Faraó; porém sem ti ninguém levantará a sua mão ou o seu pé em toda a terra do Egito (Gênesis 41:38-44) Ainda há muitos outros exemplos de prosperidade na bíblia como Rute, Jó, Davi, Daniel etc... O que podemos tirar para nossa vida hoje de tudo o que a palavra fala sobre este tema? Como eu posso alcançar a tão desejada prosperidade? Como eu disse no início, muito se tem pregado hoje sobre prosperidade, mas a grande maioria dos pregadores prega sobre o sintoma e não sobre a causa. Amados guardem bem o que eu vou dizer agora. “Prosperidade é o fruto da obediência e da fidelidade a Deus” Se perguntarmos quantos desejam ser prósperos, todas as mãos se levantarão sem dúvida. Mas se perguntarmos quantos irão servir a Deus e obedecê-Lo, se comprometendo a fazer tudo o que Ele quiser por toda a sua vida, já não serão tantas mãos levantadas. Muitos querem a bênção mas não querem o abençoador. Muitos têm prazer em dizer “Deus me abençoou” mas não podem dizer “o Senhor tem se agradado de mim” É preciso lembrar de que não estamos falando de riquezas, mas de prosperidade, e, prosperidade é muito mais do que ter uma conta gorda em algum banco. Prosperidade é ter o mantimento sim, mas também é: ter uma família abençoada, é ter o respeito dos seus filhos, é ter pais que te amem, é ter um casamento abençoado, é estar tranqüilo quanto à sua saúde, sabendo que Deus está no controle, mesmo que venha alguma enfermidade grave, porque prosperidade não é ficar imune às doenças, mas estar debaixo do cuidado de Deus. prosperidade é não se preocupar com o dia de amanhã. Prosperidade é saber que o Senhor é o meu pastor e nada me faltará. Prosperidade é manter comunhão diária com Deus e poder ouvir a Sua voz dirigindo cada parte de nossa vida. Prosperidade é escolher obedecer a Deus. Dentro de tudo o que falamos até aqui, eu quero te perguntar: Você é uma pessoa próspera? Bem, se você não se acha uma pessoa próspera dentro dos padrões bíblicos, o que você acha que está faltando para se tornar esta pessoa? Por favor não desanime, eu tenho uma excelente notícia para todos nós. “A prosperidade está ao alcance de todos e não depende do seu QI, da sua cultura, das suas aptidões e nem tão pouco das suas finanças.” O que então eu devo fazer para ter esta tão sonhada prosperidade, pastor? Não serei eu quem vai te dar esta resposta, mas sim a palavra de Deus. (Mateus 6:33) - Mas, buscai em primeiro lugar o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Vamos falar juntos? Este é o segredo, esta é a resposta para se viver prosperidade nesta terra. Sei que o que mais aflige as pessoas hoje em dia é a parte financeira e sei também que quando esta área de nossas vidas não vai bem, todas as outras são de alguma forma são afetadas. Então eu quero dar uma ênfase especial a esta área tão importante para nós. Vamos ler um texto da palavra de Deus que muitos gostam de pular. Vai ser duro, mas você não quer saber como melhorar esta área da sua vida? Então toma lá!!! “E chegar-me-ei a vós para juízo; e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente, contra os que defraudam o diarista em seu salário, e a viúva, e o órfão, e que pervertem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o SENHOR dos Exércitos Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos (Malaquias 3:5-12) Aleluia!!! Que promessa maravilhosa de Deus, mas como já dissemos, ela vem acompanhada de uma condição. Qual seja, a de sermos fiéis na entrega dos dízimos e ofertas. Então vamos falar um pouco sobre isto. Eu disse há pouco que prosperidade é não se preocupar com o dia de amanhã e que é saber que o Senhor é o nosso Pastor e nada nos faltará. Mas para alguns parece ser tão difícil crer nisto. Meus amados é preciso entender que dinheiro é um assunto espiritual. É preciso entender que quando você entrega o seu dízimo, você está semeando no reino. É preciso se ter uma visão espiritual sobre o dinheiro. Eu não posso permitir que o dinheiro seja o centro da minha vida, da minha família. Minhas decisões não podem estar baseadas somente, como a de muitos, em quanto dinheiro eu vou ganhar. Quando pensamos assim, nos tornamos escravos do dinheiro e do ter, ter, ter e ter. Vamos ler Lucas 18.18-23 E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade. E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico (Lucas 18:18-23) Aquele príncipe era apenas um religioso. Sua prioridade era uma só, ter. Na verdade Jesus não desejava que ele se tornasse um pobre, mas o Senhor estava revelando a ele onde estava o seu coração. Foi o próprio Jesus quem disse: (Lucas 12:34) - Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração. Muitos estão caminhando no sentido inverso da promessa de Deus. Muitos querem que Deus abra as janelas do céu primeiro e derrame a bênção para depois se tornarem fiéis dizimistas. Lamento te informar meu amado que não é assim que funciona. Deus quer primazia da nossa parte. Deus quer ser o primeiro em nossa vida e coração. Deus não quer ser nivelado com as outras coisas de nossa vida. Deus é Senhor dos senhores, Deus é Rei dos reis, Deus é o Supremo Criador, Deus é Todo Poderoso, Deus é Deus e exige ser tratado como tal. Quando eu entendo o significado espiritual do dinheiro em minha vida então eu começo a experimentar da prosperidade de Deus também nesta área. Não temos o hábito nesta igreja de ficar pedindo dinheiro o tempo todo. Porque entendemos que se o povo de Deus entender o papel do dinheiro dentro da sua vida, não faltará suprimento na casa de Senhor e muito menos na casa do seu povo. Quero fazer aqui uma observação à parte sobre o dízimo e a oferta. Dízimo, amados, é mandamento. Está escrito: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro...” . Dízimo é obediência, é buscar em primeiro lugar o Reino. Oferta, porém, é aquilo que o seu coração é impulsionado pelo amor a Deus a dar para a obra de forma específica (missões, obra social, um determinado irmão carente, um ministério específico, etc) Já ouvimos várias vezes neste púlpito a seguinte expressão: “primeiro a decisão, depois a provisão” Primeiro temos de decidir obedecer, depois Deus derramará a provisão abundante sobre as nossas vidas. Quero estimular a você meu irmão que a partir de hoje você não mais dê o dízimo de forma mecânica e fria. Deus ama ao que dá com alegria. A partir de hoje o seu dízimo e a sua oferta voluntária irá abalar o inferno. Pois quando você vier à frente trazendo a sua obediência, isto acontecerá em um clima de alegria, de júbilo, porque você agora entende que não está dando dinheiro para a igreja, mas semeando no Reino. E isto amados, é o que fará abrir as janelas do céu sobre cada um de nós. Quer um exemplo? Precisamos urgentemente de instalar um ar-condicionado neste salão. Então vamos fazer uma campanha para tal. Alguns poderiam dizer: isto não tem nada a ver com o Reino de Deus!!! Será que não? Vamos ver. Moramos em uma cidade que tem como característica um clima muito quente, muitas vezes chegando à marca dos 40º. E eu pergunto como você se sente estando em um salão quente, abafado, por quase duas horas ou mais, cantando, pulando algumas vezes e ouvindo uma mensagem de mais ou menos quarenta minutos? Confortável? Tranqüilo? Então o que diremos de um visitante que precisa ouvir a palavra de Deus, mas o desconforto, o calor, o suor, rouba a sua atenção e por causa destes, a palavra do Senhor não foi absorvida por aquela vida e talvez ela ainda decida não mais voltar? Percebe amado que até mesmo um ar-condicionado pode fazer parte do propósito de Deus para alcançar vidas? Tenho certeza de que a igreja na Rússia estaria fazendo uma campanha por um aquecedor pelos mesmos motivos. Vidas pra Jesus. Já cansei de ouvir pessoas me dizendo: “Ah! Pastor, este mês não deu pra dar o dízimo, mas mês que vem com certeza eu vou dar”. Meu irmão aprenda a semear no reino. Provai-me nisto diz o Senhor... Vamos experimentar aquilo que Deus tem para nós. Bênçãos sim, sem medida, diz a palavra. ...uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. A tua prosperidade está atrás da tua obediência. Deus te abençoe e torne-se a partir de hoje um semeador do reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALGO

 O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez.”  PROVÉRBIOS 14:29 Ser longânimo é o mesmo que ser ...