Total de visualizações de página

domingo, 2 de fevereiro de 2014

AS BENÇÃOS DAQUELES QUE ESTÃO EM CRISTO

Título – “As Bênçãos daqueles que Estão em Cristo” Texto – Colossenses 2:8-15 INTRODUÇÃO 1. A igreja de Colossos estava sendo tentada a adotar uma postura filosófica distante de Cristo. Paulo escreveu àquela igreja com o objetivo de exortá-la a não se deixar enganar por ensinos que não considerassem legítima a divindade de Cristo (Cf. vv. 8,9). Pois a paz para a alma aflita só existe em Cristo. 2. As bênçãos de Cristo sobre nós fortalecem nossa alma. Precisamos descansar nelas, pois é por ela que a nossa vida ganha sentido. Sendo assim, Paulo arrolou em série de bênçãos que estão sobre a vida de quem está em Cristo Jesus. São elas: I. A BENÇÃO DO APERFEIÇOAMENTO ESPIRITUAL (v. 10 “Também, nele, estais aperfeiçoados [...]”) 3. Paulo tem em mente a obra espiritual que Cristo operou em nós. Ou seja, com a sua morte ele nos limpou tirou a culpa dos nossos pecados e nos fez santos para Deus. Em efésios 1:4 ele nos mostra o objetivo de estamos unidos a Cristo: “[...] para sermos santos e irrepreensíveis perante ele [Deus]”. Assim o cristão já pode gozar a benção de está perfeito diante de Deus. A perfeição de Cristo está sobre nós. 4. Quem tem fé em Cristo já pode se alegrar pela perfeição alcançada por ele. Por mais que satanás queira nos fazer pensar que não somos perfeitos, a nossa fé não nos deixa titubear. Pois nada pode nos separar da bênção da perfeição recebida em Cristo. II. A BENÇÃO DA CIRCUNCISÃO ESPIRITUAL (v. 11 “Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo”). 5. A circuncisão era a marca da aliança de Deus com o seu povo em Abraão (Gênesis, 17:10-11). Ela implicava em obediência a ele. Quem não a possuísse seria eliminado do meio do povo. 6. Em Cristo ela é vista pela perspectiva espiritual. A circuncisão é a libertação do nosso espírito dos domínios da carne. Quem está em Cristo vive na liberdade do espírito não mais sendo escravizado pelos desejos pecaminosos da carne. A circuncisão foi operada do seguinte modo: a. No sepultamento e ressurreição de Cristo (v. 12a); b. Pela fé no poder de Deus operada na ressurreição de Cristo (v. 12b). 7. Aqueles que são circuncidados espiritualmente vivem numa aliança de santidade com Deus. Suas vidas são louvadas por Deus (Cf. Romanos, 2:29). Os incircuncisos estão banidos do pacto da salvação. Suas vidas são caracterizadas pelo deleite no pecado. III. A BENÇÃO DA VIDA PELO PERDÃO DOS PECADOS (v. 13b “[...] vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos”). 8. Deus conhece todos os nossos pecados. Nenhuma das nossas transgressões pode escapar dos seus olhos. Paulo utiliza a metáfora do escrito de dívida para nos revelar como Deus operou em seu Filho para nos dar o perdão. Ele diz: “tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o que nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz” (v. 14). Não temos mais nenhuma dívida diante de Deus. Por isso, podemos gozar na certeza de que não há mais condenação sobre as nossas vidas (Cf. Romanos, 8:1). 9. Quem recebe o perdão de Deus recebe a sua vida. O novo homem foi vivificado segundo a imagem de Cristo. Paulo nos diz que Deus nos deu vida “juntamente com ele” (v. 13). O nosso espírito foi ressuscitado segundo a santidade de Cristo. Tudo isso é fruto do perdão que ele nos deu através do seu sacrifício. 10. O perdão de Deus é uma das maiores dádivas dele para nós. Precisamos descansar a nossa alma pecadora nele. Se recebermos o seu perdão, recebemos também a vida segundo Cristo. Evidenciamos o perdão de Deus pela vida que temos. Se não buscarmos a semelhança de Cristo não poderemos ter vida. CONCLUSÃO Não podemos nos deixar levar por um evangelho desprovido de Cristo. As maiores bênçãos que podemos ter nessa vida provém dele. Sem ele a vida se torna uma ilusão. Portanto, gozemos do aperfeiçoamento que recebemos e da sua circuncisão em nossos corações. Tudo isso para que pudéssemos receber a vida pelo perdão dos nossos pecados. Amém! Enviar por e-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...