Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

um novo sabor

o que leva a algumas pessoas a se doarem tudo pelos seus objetivos. O que leva as pessoas insistirem tanto pelos seus ideais. Mas o que leva alguns a deixarem tudo para mudar de objetivo. Qual é a diferença entre aqueles que lutam pelos seus objetivos, sonhos com aqueles que deixam tudo para lutar pelos objetivos de outrem. A resposta é simples e tem apenas 4 letras – DEUS. José, Moises, Elias, Martin Luther King, Dietrich Bonhooofer, Desmon Tutu… Escute esta história do autor deste livro AT. DEUS DÁ UM NOVO SABOR A VIDA…Veja porque na vida de Paulo…Gálatas:1:1-17…Quais foram os fatores que influenciaram na vida de Paulo para sentir este NOVO SABOR DA VIDA. 1. ÊXODO DO MUNDO vers. 1-5 (BLH) Em obediência à vontade do nosso Deus e Pai, Cristo se entregou para ser morto a fim de tirar os nossos pecados e assim nos livrar deste mundo mau. Paulo mostra que ele e nós fomos “tirando desde a nossa raiz” no mundo. A morte de Jesus tem dois tempos: Primeiro: Tira os nossos pecados (ficamos leves) e Segundo somos “desarraigados do mundo”. Para Paulo tudo isto acontece num acorde entre Deus e Jesus – Deus chamou Paulo para viver com novos objetivos, novos sonhos, novos valores – por isso era apostolo. Aquilo que ele era se torna infinitamente insignificante como ele mesmo fala nos versículos 13-14. O início da corrida para novos objetivos. Objetivos divinos começaram ma cruz quando inicia-se o processo de exílio deste mundo…DESSARRAIGADO…. Esta parte fica mais interessante quando você conhece um pouco a historia de Paulo em relação a vida desta igreja dos Gálatas ou na Galácia…. Paulo se converteu após a morte de Jesus uns 2-3 anos. Faz a sua primeira viagem missionária, visita esta cidade (Galácia) mas depois ele recebe informações que não era muito bem aceito…escreve esta carta….Lembrar Atos:19 O verdadeiro sabor a vida começa quando diante das grande dificuldades que enfrentamos lembramos que tivemos uma saída do mundo, um êxodo do Egito espiritual a semelhança do povo de Israel liberto do Egito para possuir uma nova terra a Canaã. Eles queriam ficar a viver a vida no Egito mas Deus queria levar o seu povo a uma nova vida na Terra prometida – A Canaã de Deus. Quando você lê Efésios: 2:1-3 descobre de onde Deus nos desarraigou através da morte do seu filho. Veja o que o Espírito de Deus diz sobre o seu povo que em quanto ia para a terra prometida: Números 24:6 (BLH) Elas [tendas] parecem filas de palmeiras, são como jardins na beira dos rios, como aloés plantados pelo Deus Eterno ou como cedros perto das águas. Salmos 92:13 Os que estão plantados na Casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus. Isaías 60:21 E todos os do teu povo serão justos, para sempre herdarão a terra; serão renovos por mim plantados, obra das minhas mãos, para que eu seja glorificado. Para a vida ter um novo sabor, mesmo dentre as grandes dificuldades da vida, do “apagão” começa na Cruz…olhando para a Cruz nos podemos identificar a alguém que morreu para tirar no somente o fruto do pecado mas as “raízes fincadas no inferno”… O seu fruto será resultado de onde estão as suas raízes.. O processo de crescimento é doloroso muitas vezes mas a alegria esta quando você descobre que este sofrimento trouxe vida e compreensão da vontade de Deus e que ELE esta aí trabalhando com você… 2. IMPACTO DA GRAÇA DE DEUS vers.6-12 Nestes versículos Paulo fala 6 vezes de forma clara do evangelho ou evangelho da graça e uma vez faz uma inferência deste evangelho da graça. Gosto por demais desta doutrina cristã..Para mim esta é a doutrina que sustenta a minha fé, minha carreira, meus sonhos…mas permita-me uma ilustração Dr. D.James Kennedy pregou 3 x sobre a Graça. Na primeira ele falou sobre a Graça. Nas outras duas ele fez a analogia da Graça com uma estrada com despenhadeiro dos dois lados. O precipício do lado esquerdo é o do Legalismo apontado por Paulo em Romanos 4. O precipício do lado direito é o da Libertinagem apontado por Tiago no segundo capítulo de sua epístola. Há muita gente tomando partido de Paulo ou de Tiago sem perceber que ambos não estão lutando entre si, apesar de usarem o mesmo exemplo (Abraão), mas estão de costas um para o outro lutando contra os dois inimigos nos precipícios, Legalismo e Libertinagem (Fé Morta). Há muita gente andando nos precipícios sem saber que a estrada da Graça é mais alta que ambas! Fé não pode ser vista, como diz Tiago, ela precisa ser demonstrada através de ações! Entendo que Paulo fica soberbamente impactado diante da mensagem da cruz, da graça de Deus. Que não existe outro evangelho que não seja de graça.. Quem prega um evangelho diferente será AMALDICOADO…Anátema, Maldito – São palavras duras, mas diante do preço que Deus pagou, a morte do seu filho não outro caminho se advertir a terem cuidados com este evangelho da Graça de Deus Mas ao mesmo tempo este impacto pode levar os homens a: 1. Desertando desta graça pois nunca a experimentaram vers. 6 2. Pessoas perturbam e pervertem o evangelho vers.7 3. Uma revelação angelical pode deturpar esta mensagem vers.8 4. Uma pregação pode deturpar esta mensagem vers. 8-9 O Impacto da mensagem do evangelho foi para Paulo como uma dinamite na vida e teologia de Paulo arrebentando qualquer tipo de religiosidade que porventura estivesse tomando conta da sua vida…Mundaça do vinho para a água. A vida de Paulo estava ligada a uma tradição, a uma educação, a uma vida política como cidadão romano, a um mundo social de elites, ao mundo sacerdotal, ao mundo militar, enfim PAULO ERA UM HOMEM QUE TINHA TODAS AS RAZÕES PARA DIZER A DEUS – NÃO agora NÃO – Veja o que Paulo diria novamente uns 20 anos depois de escrever esta carta aos galatas - 4 É verdade que eu também poderia pôr a minha confiança nessas coisas. Se alguém pensa que pode confiar nelas, eu tenho ainda mais motivos para pensar assim. 5 Fui circuncidado quando tinha oito dias de vida. Sou israelita de nascimento, da tribo de Benjamim, de sangue hebreu. Quanto à prática da Lei dos judeus, eu era fariseu. 6 E era tão fanático, que persegui a Igreja. Quanto ao cumprimento da vontade de Deus por meio da obediência à Lei, ninguém podia me acusar de nada. 7 No passado, todas essas coisas valiam muito para mim; mas agora, por causa de Cristo, considero que não têm nenhum valor. 8 E não somente essas coisas, mas considero tudo uma completa perda, comparado com aquilo que tem muito mais valor, isto é, conhecer completamente Cristo Jesus, o meu Senhor. Eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo 9 e estar unido com ele. Eu já não procuro mais ser aceito por Deus por causa da minha obediência à Lei. Pois agora é por meio da minha fé em Cristo que eu sou aceito; essa aceitação vem de Deus e se baseia na fé. 10 Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição. Quero também tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte, 11 com a esperança de que eu mesmo seja ressuscitado da morte para a vida. 12 Não estou querendo dizer que já consegui tudo o que quero ou que já fiquei perfeito, mas continuo a correr para conquistar o prêmio, pois para isso já fui conquistado por Cristo Jesus. 13 É claro, irmãs e irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: Esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. 14 Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus Então vemos que o impacto foi muito grande e não haveria fortaleza que não seria derrubada por esta mensagem….Lembro de um pastor conversando com uma jovem vocacionada. Esta diz pastor eu deixei o objetivo da medicina para seguir o chamado divino ao que o pastor respondeu: pois é: eu deixei a possibilidade de uma carreira política e quem sabe ate ser presidente do meu pais. Este pastor até onde eu sei..poderia dar a vida pelo seu ideal social – ISTO SOMENTE ACONTECE QUANDO SOMOS IMPACTADOS PELA GRAÇA -Ilustração: 2 Reis 7:3 3. IMERSÃO NA GRAÇA DIVINA vers 13-17 Quando você lê estes versículos você vai perceber o “mergulho” que Paulo estará dando na graça de Deus. Paulo descobrirá a sublimidade desta graça O texto de Fp já citado cabe aqui também, visto que quando lemos com cuidado estes versículos aqui em Gálatas vemos que Paulo coloca em comparação aquilo que era antes da Graça de Deus e aquilo que era após o encontro e mergulho na sublimidade da graça. O novo sabor da vida que Deus tinha lhe dado. Isto é feito através de alguns contrastes: Favor dos homens x Favor de Deus Servo dos homens x Servo de Deus Palavra dos homens x Palavra de Deus Perseguidor x Separado pela graça Devastador x Chamado pela graça Fanático (obcecado) x Deus sendo formado N`Ele Quando Comparamos os dois tempos da vida de Paulo Antes da Graça e Durante a Graça de Deus podemos perceber como a mudança no sabor da Vida. É interessante que a vida de Paulo se andou complicando um pouco mas para Ele esta vida se tornou mais especial. Ele estava dentro do projeto de Deus. Podemos dizer que estava vivendo os sonhos de Deus que agora eram os seus sonhos, Estava conhecendo e entendendo a vontade de Deus que era a sua vontade. Em outras Palavras permitiu que Deus desse o colorido necessário a sua vida DEUS DÁ UM NOVO SABOR A VIDA… foram os fatores que influenciaram na vida de Paulo para sentir este NOVO SABOR DA VIDA. 1. ÊXODO DO MUNDO vers. 1-5 2. IMPACTO DA GRAÇA DE DEUS vers.6-12 3. IMERSÃO NA GRAÇA DIVINA vers 13-17 Por que será que você que é cristão não consegue encontrar este sabor? Permita que Deus acione a sua vontade e ele seja formado em você Por que será que você que vem ate aqui e parece que nada muda!!! Tudo é muito bonito, a musica é boa, as pregações falam ao seu coração…mas não acontece nada…Agora é sua vez!!!! Deixe Deus tomar conta do controle da sua vida…Este controle não é um controle remoto que vai apertando botões e mudando de canais…Não o controle que Deus terá é: estar com você ai ao lado, andar com você, pensar com você sobre a vida, decidir com você…Ele se identifica profundamente com nós…Lembra de Jesus…Ele conheceu o que a vida: viveu, sofreu, comeu, teve medo, agonizou, chorou, teve sede, foi tentando, foi criticado, foi chamado de loco, lunático,endemoninhado…mas ele sabia o sabor da vida com Deus….Sabia do Novo sabor…este novo favor não foi e não é conhecido porque se criou grandes estratégias de marketing…Só houve uma estratégia: Conheceu a vida e deu um novo sabor a esta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...