Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

OUSADIA

O exemplo do Rei Asa – 2Cr 14:11 A iniciativa é a qualidade que distingue o notável do comum. Deus está procurando pessoas com iniciativa para o Seu Reino. A falta de iniciativa é um dos grandes obstáculos ao desenvolvimento de uma pessoa e a apatia de uma vida. Aquele que faz só o que lhe é exigido se aproveita do trabalho alheio ou adota a lei do mínimo esforço, tem poucas chances de avançar e crescer na vida, secular ou espiritual. Hb 10:38-39 “Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele" . Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos”. Esta Palavra nos fala sobre o contraste entre acreditar e voltar ou retroceder. Isso significa que fé tem a ver com ir adiante, ir além. Ter fé é pensar e agir para frente, para o crescimento. Tg 2:17 “Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta”. Existe uma grande diferença entre uma fé producente e uma crença religiosa. A fé ela só é viva, quando ela é produtiva, quando ela gera fruto. Uma fé sem fruto, sem trabalho, sem envolvimento, sem crescimento, é uma fé morta, é simplesmente uma crença religiosa ou até mesmo ideológica. Muitas vezes nós associamos fé com interceder, com profetizar, com jejuar. Associamos fé com ter visões, com estudar a Bíblia, com ir à igreja. Mas somente isso não é fé, faz parte da fé, mas só isso não é fé. A fé vai além das coisas relacionadas com o divino, com o místico. A fé está relacionada com manifestar ações por aquilo que acredito: - Se acredito que Deus é meu provedor e galardoador, porque não confio Nele e me torno uma pessoa mais desprendida das coisas? - Se acredito que Deus pode curar, porque não invisto uma parte do meu tempo em fazer capelania e visitar doentes e enfermos? - Se acredito que Deus perdoa as minhas debilidades, porque eu tenho dificuldade em perdoar aquilo que as pessoas fazem comigo? - Se acredito que Deus é Santo, porque tenho dificuldade em viver em santidade de vida? - Se acredito que Deus é Fiel, porque tenho dificuldade em permanecer fiel com minha igreja, meu pastor, ou com meus irmão e amigos? Tg 2:18 -"Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras." Quando possuímos uma fé aprovada? Uma das artimanhas do inimigo é incutir em nós a idéia de que Deus vai fazer e concluir projetos sem a nossa iniciativa. Deus não nos dará nada fora de nossa iniciativa. Deus concede graça, mas quando nos dispomos, quando nos envolvemos. Ele nos abençoa ricamente. Um trabalhador acha justo o salário que ele recebe no final do mês, pelo seu envolvimento, pela sua atenção e pelo seu trabalho de fato em um determinado projeto. Mas quando ele se dispõe a ir além (toma uma iniciativa), então esse funcionário ganha um bônus (recompensa). Assim funciona na vida de fé. Nós não devemos retroceder, não devemos voltar. Uma fé aprovada é uma fé que vai adiante das circunstâncias. Uma fé que vai além das possibilidades visíveis. Uma fé que foi trabalhada e moldada pelas experiências com Deus. Como vamos acreditar ser Deus um Galardoador se nunca passarmos apertos? Como vamos acreditar que Deus pode curar se nunca estivermos doentes? Como vamos acreditar que Deus pode mudar circunstâncias, se não vivermos crises e problemas? Rm 5:1-5 “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança, a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança (FÉ= Hb 11:1 A fé é a certeza das coisas que se esperam...) E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu”. Muitas vezes a dificuldade que temos no pedir encontra raiz no orgulho humano. Pensar que Deus vai me fazer sem a minha iniciativa, sem a minha disposição muitas vezes é pensar pela ótica da indiferença ou até mesmo da passividade. Uma fé passiva é uma fé sem sonhos, sem projetos. Uma fé sem alvo. Quantos sabem por que estão aqui hoje? Se nós estamos aqui hoje, em uma igreja ou num grupo de estudo é porque alguém tomou a iniciativa de orar por nós, de nos apresentar o Evangelho. A iniciativa de ajustar a Agenda de Deus com a sua própria agenda. A iniciativa de deixar um pouco a própria vida de lado para levar-nos até a presença de Cristo. Alguém fez alguma coisa. Alguém se envolveu com o Reino de Deus. Existe ainda muita gente que pensa “calvinianamente” com relação à responsabilidade que temos sobre a nossa fé. Ainda que eu não queira Deus já determinou, portanto mesmo que eu não faça, Deus vai fazer! Será essa uma verdade absoluta? Se isso fosse verdade, porque será que Deus não previniu Adão e Eva, ou porque Deus não agiu de forma preventiva com cidades, nações e povos, alertando e mudando soberanamente o curso da história. Será que Deus desejava tudo aquilo mesmo? Porque Deus não previniu a humanidade de conviver com um homem como Hitler ou Sabimbi? Porque Deus não mudou os cursos da vida humana, para que a Segunda Guerra não chegasse? Sabemos por quê! Porque Deus deixou para a minha e a sua escolha, mudar a nossa história. Deus não nos previniu, Ele nos redimiu. Estamos vivendo tempos em que pessoas estão buscando esferas de vida robóticas, os seres humanos parecem viver em linhas de produções, fazendo tudo igual, sendo pessoas iguais. O legal é estar na moda (o que é estar na moda, senão ser igual a todos). Vivemos um mundo de pessoas sem iniciativa, pessoas sem fé. É preciso que eu e você tenhamos uma fé dotada de inciativa. Uma fé aprovada pela luta e pela confiança no caráter de Deus. Judas nos alertou dizendo que viveríamos dias em que nossa fé seria atacada, e que precisaríamos LUTAR por ela. Jd 1:3 “Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé de uma vez por todas confiada aos santos”. PRINCÍPIOS Não existe autoridade espiritual sem assumir responsabilidades práticas. Compreenda que todos possuem responsabilidades espirituais diante de Deus. Cl 1:25/29 -Dela me tornei ministro de acordo com a responsabilidade, por Deus a mim atribuída, de apresentar-lhes plenamente a palavra de Deus... Para isso eu me esforço, lutando conforme a sua força, que atua poderosamente em mim. Vale mais poucas ações do que muitas palavras.. Compreenda que a fé vem pelo ouvir, mas a benção vem pelo cumprir o que se ouviu. Tg 1:25 “Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer”. Nada na vida se alcança sem perseverança. Compreenda que todo alvo só possui um caminho: A persistência! Mt 7:7 "Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta." Tomar iniciativas prevê problemas. Decidimos tomar decisões apenas quanto estamos mal. Oramos quando estamos em apuros. Investimos em segurança quando somos roubados, etc. Fp 3:13 “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...