Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

CONFORMISMO E LIBERDADE

Conformismo e Liberdade Não se acomode. Vá em frente e busque seu sonhos e ideais. Ultimamente tenho ouvido muito a expressão: “Nada acontece por acaso” ou outras de cunho semelhante. Realmente soa bonito e tem um lindo efeito, porém não concordo. O que seria o acaso? Seria um fato não previsto, não intencional, não premeditado. Se o acaso não existe, então tudo já estava determinado, decidido e definido. Pensando assim sou obrigado a crer que nada que eu faça ou mesmo deixe de fazer poderia mudar a minha vida, minha sina ou o meu destino. Toda a minha vida, suas nuances, suas vicissitudes, alegrias, tristezas, vitórias e decepções já estariam decididas e determinadas. Eu sou apenas uma marionete sem juízo, sem opções, obrigado a representar um script ao qual não tenho acesso, nem influência. Seria um determinismo cruel, insano, desumano, onde viver seria o pior dos castigos. Um castigo que inexoravelmente deveria cumprir e seguir. Se houvesse determinismo quem determinou? Se houvesse predestinação quem traçou? Os astros? Deus? Uma entidade superior que irresponsavelmente e maldosamente brinca com as vidas humanas? Claro que não! Eu tenho poder de decidir, mesmo que escolha mal, mesmo que o ambiente seja propício ou indutor, tendencioso para uma decisão. Eu sou livre para decidir, sou livre com todas as responsabilidades e conseqüências. Eu sou livre para escolher, para decidir, para buscar meu caminho, meus interesses, mesmo que não os consiga, mas sou livre para buscar, tentar quantas vezes for preciso e necessário, e se eu desistir ou desanimar é por escolha minha, decisão própria, um ato volitivo, independente e provindo da minha autonomia, um atributo de minha individualidade. Você é livre para buscar, lutar e alcançar a plenitude de seus sonhos e desejos. Livre para decidir quer certo, quer errado; livre para amar ou odiar, livre para viver ou morrer. Livre para continuar livre ou se escravizar e viver apoiado em crenças que te procuram limitar, restringir e incapacitar e te fazer acreditar que você não é capaz de mudar e tem que aceitar sua condição quer seja social, mental, espiritual e sentimental. Tão livre que pode aceitar estas palavras ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...