Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

ENFRENTANDO A CRISE

“Eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu tesouro até aquele dia.” (2Tm.1.12b) Uma profunda crise econômica, política e moral se abateu sobre a nossa nação no ano que passou, e continua a assolá-la. Não há como fugir, precisamos enfrentá-la, e quem estiver melhor preparado a vencerá. O apóstolo Paulo vivia de crise em crise. Ele disse: “Sofremos pressões de todos os lados, mas não estamos arrasados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos.” (2Co.4.8,9). Quando escreveu 2Timóteo, estava preso pela segunda vez em Roma, era a sua crise final. Logo seria julgado e condenado à morte, mas não tinha de que se envergonhar, pois não havia cometido crime algum. Estava preso por pregar o evangelho, mas não derrotado. Pelo contrário, no final da carta, ele afirma: “O tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé. Desde agora a coroa da justiça me está preparada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia.” (2Tm.46b-8a). O segredo de Paulo é que ele sabia em quem cria. Seu Deus não era como os ídolos de metal, pedra, louça ou madeira, que nada faziam pelos homens, porque eram os homens que os faziam. Era o Deus eterno, criador e sustentador de todas as coisas. O apóstolo disse “em quem tenho crido”, e não, “em que tenho crido”: tratava-se de fé numa pessoa, não em um sistema, instituição ou preceito doutrinário. Com base em sua experiência pessoal e na Palavra de Deus, Paulo sabia que o Senhor nunca o decepcionaria. O segredo de Paulo é que ele cria no Deus que é Todo-Poderoso, aquele que tem todo o poder que alguém possa ter. Em outra carta, após fazer uma oração em que parecia estar pedindo coisas impossíveis, o apóstolo glorificou a Deus, dizendo que ele “é poderoso para fazer muitíssimo mais que tudo que pedimos ou pensamos” (Ef.3.20). E na Carta aos Romanos disse que Deus usa esse poder para nos salvar pela fé (Rm.1.16,17). O segredo de Paulo é que ele cria que, como fez com Abraão, Deus era “poderoso para realizar o que havia prometido” (Rm.4.21). É como se Deus tivesse um banco onde Paulo depositara sua fé e a si mesmo. Só Deus pode garantir o nosso tesouro (Mt.6.20). Paulo não esperava em Cristo apenas nesta vida, havia depositado seu tesouro onde ele não poderia ser corroído nem roubado. Sabia que sua maior recompensa estava no futuro, naquele dia em que Cristo lhe daria a coroa da justiça. Nestes tempos de crise depositemos nossa fé no Deus eterno, o Todo-Poderoso. Ele guardará a nossa vida e nos levará a salvo, através de todas as crises, até o destino final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...