Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de março de 2016

PERDÃO

“Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma. Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (1João 1.5-7) Somos moralmente incompatíveis com Deus. Ele é justo, perfeito, plenamente ético, jamais se contradiz e uma lista interminável de coisas que declarariam a distância de nosso caráter do caráter divino. João resume tudo dizendo que “Deus é luz; nele não há treva alguma”. Já nós… Muitas sombras nos habitam. A verdade é que não sabemos toda verdade sobre nós mesmos. Mark Twain, escritor norte americano, disse que “cada um de nós é uma lua e tem um lado escuro que nunca mostra a ninguém”. Poderíamos dizer que trata-se de um lado obscuro até para nós mesmos. Jeremias, o profeta, declarou que nosso coração é cheio de enganos e desafiou: que pode conhece-lo? (Jr 17.9) O escritor e psicólogo cristão Lary Crabb concorda, dizendo que todos temos, em algum canto escuro, um armário onde escondemos alguns ossos. Por que agimos assim? Porque sabemos que fizemos algo reprovável e temos medo da punição e da rejeição. Mas não temer nem uma nem outra coisa e andar por aí com nosso saco de ossos expostos, com nosso lado escuro à vista, não seria em si mesmo a solução. Pode, inclusive, nos enrijecer ainda mais em nossa incompatibilidade com Deus. João nos convida a “andar na luz”. O que isso significa? Isso tem a ver com o que Davi pediu a Deus ao orar: “Sonda-me ó Deus!” (Sl 139.23-24). Andar na luz tem a ver com aceitar o padrão de Deus para a nossa vida e confessar as incompatibilidades. Elas são nossos pecados, ainda que as chamemos por outros nomes. Pecados devem ser confessados pois são resolvidos com perdão. Não podemos nos livrar, por nós mesmos, de nossas obscuridades. Mas Deus pode nos libertar delas pela verdade e pelo perdão. Sua luz que nos revela maus nos faz perdoados e nos ajuda a percebemos que não precisamos fugir e nem ter medo, pois somos amados. Diante de nossa incompatibilidade, Ele nos chama à verdade e nos oferece perdão. Que bênção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...