Total de visualizações de página

domingo, 27 de dezembro de 2015

O PODER DA UNIDADE

Que (eles) sejam um, como nós o somos (João17.22). O capítulo 17 de João narra uma das maiores e mais belas orações de Jesus. O centro de sua oração é glorificar ao Pai, e interceder por seus discípulos e por aqueles que viriam a crer no futuro, ou seja, por nós (v 20-26). Exatamente isso, o apóstolo João deixa evidente que você e eu estamos no centro da oração de Jesus. Somos lembrados por ele nessa que seria uma de suas últimas orações antes de morrer. Seu pedido é bastante claro e, surpreendentemente, focado: que sejamos um! É importante, portanto, adquirirmos a consciência da unidade: Como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós... para que sejam um, como nós o somos (vv 21, 22). O ponto de partida é o relacionamento perfeito entre ele e o Pai, no vínculo do Espírito, formando uma unidade de coração, interesse, valores e vontade (João 10.30). A segunda dimensão é gerada a partir da cruz de Cristo que quebra toda a separação que havia entre nós e Deus (Efésios 2.16). A terceira dimensão é que todos os que estamos em Cristo passamos a ter a mesma natureza espiritual, portanto, passamos a ser um entre nós (Efésios 4.3-6). Dessa forma, nossa unidade com Cristo não pode ser quebrada (Romanos 8.38-39), e a unidade entre nós é real e definitiva (Romanos 12.5) e muito maior que qualquer diferença de língua, cor de pele, escolaridade, classe social, ou ênfases teológicas. Além disso, precisamos desenvolver o aprendizado da unidade: A fim de que sejam aperfeiçoados na unidade (v 23). A consciência de que existe uma unidade gerada em Cristo provoca uma tensão quando olhamos à volta e percebemos uma realidade de desentendimentos, hostilidade, indiferença, partidarismo, ou discriminação dentro do chamado corpo de Cristo. Por esta razão, a oração de Jesus inclui o pedido para que sejamos aperfeiçoados na unidade. A unidade invisível precisa ser aprendida e desenvolvida no mundo visível. A unidade espiritual precisa brotar na alma (pensamento, emoção e vontade), e materializar-se na ação, nas palavras, no tratamento ao outro. Por essa razão também o apóstolo Paulo tanto insistiu que nos esforcemos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz (Efésios 4.3). Pediu, pela autoridade do nosso Senhor Jesus Cristo, que estejamos de acordo no que dizemos e que não haja divisões entre nós e que sejam completamente unidos num só pensamento e numa só intenção (1 Coríntios 1.10). Insistiu para que tenhamos todos o mesmo modo de pensar e vivamos em paz, até dando instruções quanto à importância de nos cumprimentarmos com gentileza (2 Coríntios 13.11-12 ). Consequentemente, essa vivência mostrará o quanto é poderoso o resultado da unidade: para que o mundo creia; para que o mundo conheça (vv21, 23). Uma vez a unidade aprendida e vivenciada entre nós, o resultado é que muitos conhecerão e crerão em Cristo. Vivemos um mundo fragmentado, competitivo, individualista e indiferente ao outro. O caráter de Deus, expresso através de Cristo, é completamente oposto a isso tudo. As pessoas conhecem a Cristo a partir da nossa vida. Por essa razão, Jesus orou afirmando que, à medida que nos amarmos de coração e de fato, atrairemos muitos a Deus. Podemos concluir que o mundo vai crer, na proporção que perceber o amor que existe entre nós, pois as pessoas querem ser amadas e aprender o caminho do amor. É o que aconteceu, logo em seguida, na igreja (Atos 2.41,47; 4.4; 5.14; 6.7; 9.31, 35, 42). Jesus ainda intercede pela nossa unidade visível nos dias de hoje. Abra seu coração para experimentar uma nova dimensão de unidade com os outros irmãos e irmãs na fé. Pare de pensar e falar "o que a igreja poderá fazer por mim" e comece a agir coerentemente com o pensamento "o que eu poderei fazer pela igreja". Todos fazendo assim, haverá unidade e poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...