Total de visualizações de página

sábado, 3 de fevereiro de 2018

A SERPENTE

“Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. Esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” (Gn 3:1) “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, que engana a todo o mundo. Ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.” (Ap 12:9) Todos os cristãos sabem que a serpente descrita no jardim do Éden era Satanás, que usou deste subterfúgio para enganar Eva. Esclarecer e tentar entender a cena da tentação é algo que todos os estudiosos das Escrituras se esforçam por fazer, com resultados nem sempre satisfatórios. Ao que parece, o Senhor nosso Deus reservou a tarefa da pesquisa, da busca, para nós, pois as revelações nas Escrituras a respeito do tentador, são apresentadas de forma não muito comum ao nosso raciocínio. Por exemplo, o que aconteceu, de fato, ali no jardim do Éden? Aquela serpente era uma serpente mesmo, aquele animal que rasteja, ou desliza no campo de forma sinuosa ou se trata de alguma linguagem simbólica? Se era uma serpente mesmo, então os animais falavam? Por que Eva não se espantou desse fato? Se os animais não falavam, e aquele fenômeno fosse fruto dos ardis do tentador, quem autorizou ou permitiu a entrada do inimigo de Deus no jardim? Seria o caso de Satanás ter se incorporado numa serpente? São inúmeras indagações, e para entendermos o sentido do texto sagrado é necessário que o Santo Espírito de Deus nos oriente e que não nos afastemos da Palavra do Senhor. Primeira questão: Que quem estava ali no jardim, naquele momento era o tentador, disso não precisamos ter dúvidas, porque o próprio registro em Apocalipse 12:9 confirma isso. Segunda questão: Que o inimigo de Deus possui livre acesso a determinados lugares, isso também fica claro no registro sagrado em Jó, primeiro capítulo, que informa o seguinte: “Certo dia os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, e veio também Satanás entre eles.” Terceira questão: Que o tentador usa de recursos estranhos para conseguir seus objetivos, também fica muito claro em várias passagens do registro sagrado, como por exemplo, a própria cena do Éden, onde uma serpente foi utilizada como instrumento do mal. Que era uma serpente mesmo, também fica evidente no próprio texto em Gênesis, quando o Senhor nosso Deus dirige-se à serpente e a amaldiçoa dizendo: “... maldita és entre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.” Na sequência, as palavras divinas são dirigidas a Satanás. Que o inimigo de Deus tenha se valido de uma serpente para envenenar a raça humana, é um fato que também não surpreende, uma vez que nos Evangelhos encontramos cenas de pessoas endemoninhadas e, em certa ocasião, os demônios rogaram ao Senhor Jesus dizendo: “Se nos expulsas, permite-nos que entremos naquela manada de porcos.” (Mt 8:31) E, afinal, a questão mais importante: Satanás não tem corpo humano. Aliás, nenhum espírito maligno tem forma humana. Muito diferente do que aconteceu com Cristo, pois, sendo Ele Deus Filho e Criador de todas as coisas, junto com Deus Pai, não precisou se incorporar em ninguém para se revelar ao mundo. “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” (Jo 1:14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...