Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

SUA CRUZ É PESADA?

Disse Jesus: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16:24) Por essas palavras de Cristo, percebe-se que cada cristão tem uma cruz para carregar. E a nossa tendência é achar que a nossa cruz é mais pesada que a do vizinho. Quantas vezes nos revoltamos e pensamos: “Por que eu? O vizinho ali não parece ter tantos problemas como eu!” Mas, por simples ironia, é bem possível que o seu vizinho esteja pensando a mesma coisa em relação a você! Desejando trocar de lugar com você, por achar que a sua cruz é mais leve que a dele! Qual seria a cruz que cada um de nós precisa carregar? Seriam os nossos problemas? Quem sabe os nossos parentes? Ou quem sabe as nossas dificuldades de relacionamento com os pais? Os desajustes entre pais e filhos? Poderia ser a nossa situação econômica? Falta de dinheiro? Ou então, os nossos problemas de saúde? Creio que todos esses fatores somados, poderiam constituir a nossa cruz. Mas não devemos confundir os nossos problemas diários, com cruz! Os problemas estão aí, para serem resolvidos! Ora, ter um problema, poder resolvê-lo e deixar de fazê-lo, sinceramente, meu amigo, isso não é cruz! É tolice e mostra que você gosta de sofrer! Por outro lado, aquele que se entrega aos vícios e em conseqüência disso contrai uma enfermidade, isso também não é cruz! É como se diz: “procurar sarna para se coçar”. É possível que a nossa cruz se resuma em certas circunstâncias desagradáveis e que, infelizmente, ficam fora do nosso alcance modificá-las para melhor. Circunstâncias que nos parecem ter sido impostas a nós. Ficamos desarmados diante delas e o único jeito é suportá-las. Carregá-las como uma cruz! Existem ainda, aqueles problemas de saúde, em que a pessoa já nasce com eles, sem ter tido nenhuma participação naquele processo. Aí, então, até poderíamos dizer: “Coitado de fulano, recebeu uma cruz pesada para carregar!” Em resumo, temos dois tipos de cristãos: aquele que tem a sua cruz e a carrega com dignidade e aquele que só faz é amontoar cruzes e mais cruzes e não as carrega de maneira nenhuma! E ainda sai “à cata” de mais algumas! Só para ter do que reclamar! Mas, de cruz, entende aquele que a suportou: Cristo! E mais: Aquela cruz não era dEle, era nossa! Assim, como deve ser a nossa atitude diante das dificuldades? Creio que a resposta está neste texto sagrado: “... olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossas almas.” (Hb 12:2, 3) Diante disso, só nos resta dizer: “Vamos, levante-se, tome a sua cruz e siga a Cristo!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...