Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

JULGO SUAVE

“Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mt 11:30) Estas são palavras ditas pelo Senhor Jesus Cristo aos seus seguidores. São claras o bastante para percebermos que seguir a Cristo é uma experiência de libertação! Libertação de que? - alguém perguntaria. E o próprio Senhor Jesus faz questão de responder: “Todo o que comete pecado é escravo do pecado. [...] Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. (Jo 8:34, 36).Obviamente, libertação do pecado. De onde se entende que o pecador, antes de sua conversão a Cristo, era escravo do pecado. Depois de conhecer a Cristo, a pessoa torna-se livre do domínio do pecado. Neste sentido, o ensino das Escrituras é muito claro: “Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e, sim, da graça”. (Rm 6:14) Diante destes fatos, a vida do cristão deveria ser leve, como andar nas nuvens! Livre de qualquer jugo, de qualquer coisa que tenha aparência de obrigatoriedade. Seguir a Jesus deveria ser resultado de uma vida de gratidão, amor e reconhecimento pelo sacrifício de Cristo na cruz do calvário em prol da nossa redenção eterna! Porém, infelizmente, não é isso o que se verifica na maioria das igrejas que se dizem cristãs. Como elas gostam de jugos! É tão grande o número de exigências estabelecidas para os seus fiéis, que a lei mosaica e todas as ordenanças do Antigo Testamento perdem de longe! Se fizéssemos uma comparação para saber quem tem mais ordenanças: as leis judaicas do Antigo Testamento ou as igrejas cristãs de hoje? As igrejas cristãs de hoje ganham disparado! Essa paixão por jugo já começou logo no início da era cristã. O Apóstolo Paulo enfrentou essa questão e rebateu essa mania por regulamentos, normas e leis, além de medidas disciplinares que ferviam na cabeça dos líderes religiosos; sim, perceba o que ele recomendou aos colossenses: “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo. [...] Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, porque tudo isso tem sido sombra das cousas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo. Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? Tais cousas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e falsa humildade, e rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade”. (Cl 2:1, 16-23) Diante desse quadro, é possível perceber que a força que leva o cristão a uma vida de santidade, não provém de leis, normas, estatutos, regulamentos e medidas disciplinares! Essa força, esse poder vem de Cristo! É o Santo Espírito que nos foi outorgado que nos impulsiona na direção do Deus Altíssimo! O poder do pecado que nos escravizava foi destruído na cruz de Cristo! Ele, Cristo, nos libertou! Seria muito bom se todos os líderes religiosos cristãos observassem suas ovelhinhas e notassem se elas não estão sucumbindo de tanto jugo que os senhores penduram no pescoçinho delas? É bom saber que essa atitude de farisaísmo torna a vida de suas ovelhinhas um suplício, contrariando a ordem do Senhor, pois o jugo de Cristo é suave, além de espantar outras ovelhas desgarradas que gostariam de entrar no redil, mas, veem nos senhores o principal motivo de espanto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...