Total de visualizações de página

domingo, 14 de agosto de 2022

PAI

 #FelizDiadosPais

Na minha memória, papai anda ao meu lado, mostra caminhos, conta estórias, me ensina nadar, patinar, e andar de bicicleta. Imito seus passos, quero agradá-lo. Eu o amo demais. Suas mãos envolvem as minhas. Por causa da sua altura, olho para cima, tento ver seu rosto, mas seus olhos buscam o horizonte, não a minha face. Minhas pernas curtas correm para acompanhar aquele gigante.


 Cresci e, devagarinho, meus olhos se abriram para enxergar a vida. Com o passar do tempo, o deus deu lugar ao homem. A perfeição dissipou-se, à medida que percebi meu verdadeiro pai. O gigante pareceu encolher. O mito que minha mente pueril criara caiu por terra. Meu pai já não podia mudar meu mundo com apenas uma risada. A imagem do deus desmoronou, dando lugar ao homem que também tinha problemas, que também sofria, que não era rei nem super-herói.


 Interessante que, ao descobrir o homem, passei a amá-lo ainda mais. Ele já não era um ser inatingível. Seus fracassos em vez de romperem o encantamento que ele exercia sobre mim, me fizeram respeitá-lo muito mais. Conhecendo minhas próprias limitações e fraquezas, compreendi sua luta inglória para me oferecer a paz que ele mesmo ainda não encontrara. Já não esperava que ele me desse nada mais do que ele era, porque para mim ele era tudo e me dava a imensa felicidade de chamá-lo de pai.


Num dia triste de janeiro, quando as esperanças deveriam renovar-se pelo novo ano, ele parou de caminhar ao meu lado. Quem o carregava era eu, protegendo-o como ele sempre fizera comigo. Escondi o medo e mostrei-me forte. Minhas mãos envolviam a dele. Era ele quem procurava meus olhos. Seu leve sorriso me dizia adeus. Tentei sorrir em resposta. Meu olhar o abraçava. Procurei segurar o choro, mas as lágrimas teimosas caíram sobre seu rosto e beijaram sua face.


Ele jamais lerá este artigo. O que me motiva a escrever São as memórias de meu pai que agora caminham comigo. Elas aquecem meu coração, enquanto ainda procuro imitá-lo e seguir seus passos. Um misto de prazer e dor invade minhas lembranças. É o amor sofrendo pelo amor e se transformando em saudade. #SilmarCoelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...