Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

PAZ

 O evangelho nos alcançou, sua mensagem nos transformou, nele encontramos paz e devemos proclamá-lo! Refletir sobre a natureza, mensagem e efeito do evangelho é um exercício de fé que devemos cultivar ao longo de toda nossa vida. 


A falta de equilíbrio ao lidar com o evangelho tem sido um dos maiores motivos de enfraquecimento do povo de Deus. O desafio da igreja perante a sociedade é multifacetado e podemos reduzi-lo a dois movimentos: um de influência (externo) e outro de cuidado (interno). Ou, usando imagens mais shaefferianas, de intervenção e refúgio. A igreja é chamada para confrontar, transformar, influenciar a sociedade intervindo diretamente no cerne de suas mazelas, quebras e angústias e, ao mesmo tempo, é orientada a se prevenir, se guardar, se proteger das pressões, opressões e tentações ao redor, refugiando-se em Cristo e na Sua Palavra.


Esses dois movimentos jamais podem ser dissociados. Se a igreja proclama a sua fé, mas não a guarda, ela se torna um mero grupo religioso, não uma comunidade redimida pelo sangue do Cordeiro Jesus. Perde a sua essência! E se a igreja guarda a sua fé, mas não a proclama, ela se torna infrutífera e inútil. Sal que não salga e luz que não brilha. Perde a sua missão! 


Assim, é importante lembrar que um dos efeitos mais alarmantes quando não proclamamos e não guardamos a nossa fé, simultaneamente, é a perda da capacidade de transmitir os valores de Cristo à nova geração, incluindo os nossos próprios filhos. Manter esses dois movimentos como igreja, de intervenção e refúgio, em uma sociedade que questiona diariamente a nossa fé, é um desafio teológico e prático que todos os cristãos partilham.


Nessa caminhada, é preciso conhecer o evangelho. Estou convencido que o povo de Deus é fortalecido no Senhor à medida que compreende, crê e abraça o evangelho em sua vida diária. Compreendemos o evangelho na Palavra. Cremos no evangelho pela graça que se manifesta na fé. Abraçamos o evangelho quando nossas vidas são moldadas por ele. E ao proclamarmos o evangelho cumprimos a missão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...