Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de outubro de 2023

SERVO

 Em Romanos 1:1 lemos: “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus”.


Nessa breve apresentação, Paulo aponta três informações importantes: sua identidade, seu ministério e sua mensagem. Sua identidade é ser “servo de Jesus Cristo” (doulos), escravo conquistado pela graça, liberto e eternamente cativo pelo amor de Deus em Cristo Jesus. Paulo estabelece com clareza sua identidade: Jesus é o seu mestre e ele um servo de Jesus.


Quanto ao ministério, ele afirma ser “chamado para ser apóstolo”, tendo em mente as categorias ministeriais para as quais o Senhor Jesus chamou alguns: apóstolos, profetas, evangelistas e pastores-mestres (Ef. 4:11). O seu chamado apostólico é fruto do chamado de Deus (Gl 1:1-2), direcionamento aos gentios (1 Tm 2:7) e envio do Espírito Santo (At 13:1-3).


A sua mensagem é “o evangelho de Deus”, para o qual afirma ter sido separado. Nos versos seguintes Paulo passa a expor o que é o evangelho e o seu efeito no mundo. Essa estrutura inicial apresentada no verso 1 (identidade, chamado e mensagem) segue uma ordem a ser observada. A identidade de Paulo não é definida por aquilo que ele faz (seu ministério, trabalho e função), mas por um relacionamento: Jesus é o Mestre e ele é servo de Jesus.


Nesse ponto, é preciso fazer uma breve reflexão. Nossas vidas não são definidas por nossas atividades, funções, cargos ou reputação, nem pela forma como eu me vejo ou sou visto por outros, e tampouco pela aprovação ou reprovação de homens, mas sim pelo tipo de relacionamento que temos com o Senhor Jesus. Somos quem Deus diz que somos. Sigamos, portanto, nosso exemplo de vida: Jesus! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...