Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

CALVARIO

“E também eram levados outros dois, que eram malfeitores, para serem executados com Ele. Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali O crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda. Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra Ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também. Respondendo-lhe, porém, o outro repreendeu-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? Nós na verdade com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”. (Lc 23:32, 33, 39-43) O texto sagrado acima deixa claro que na cena da crucificação havia três cruzes. Duas delas, destinadas a dois malfeitores que ficaram posicionados um à direita, outro à esquerda de Cristo! Havia uma diferença fundamental entre os três condenados. Estava manifestado ali que a justiça humana nem sempre condena só os culpados. Às vezes, ela condena um inocente também! O Senhor Jesus Cristo, ao contrário daqueles dois malfeitores, sempre fizera o bem e, mesmo não tendo cometido crime algum, foi condenado à morte! É necessário que todos entendam que aquela cruz central, onde Cristo foi crucificado, na verdade pertence a cada um de nós! Foi nela que o Senhor Jesus carregou sobre Si os nossos pecados, as nossas culpas, as nossas transgressões e, com o Seu precioso sangue, o Cordeiro de Deus garante purificação ao que nEle crê! “Mas Ele foi traspassado pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos”. (Is 53:5-6) É fato que dessas três cruzes, apenas a cruz de Cristo - onde nossos pecados foram lançados sobre Ele - sim, somente aquela cruz central representou o plano maravilhoso do Deus Altíssimo em nos redimir das nossas transgressões e nos reconduzir a Ele! Até mesmo aqueles dois malfeitores, crucificados na mesma ocasião, tiveram suas culpas imputadas a Cristo! Qual a função então da crucificação dos dois malfeitores? Certamente é nos revelar que o destino eterno de cada um de nós depende de aceitar ou rejeitar o sacrifício de Cristo, tomando como exemplo a reação dos dois homens crucificados ao lado de Jesus. Lembre-se que um deles preferiu blasfemar contra Cristo, demonstrando total incredulidade. Nas palavras dele percebe-se: ironia, pouco caso e desconfiança! É como se ele dissesse: Se você fosse realmente o Cristo, você desceria dessa cruz, salvaria a sua própria vida e a nossa também! E a atitude do outro, qual foi? Primeiro, repreendeu o seu companheiro malfeitor, dizendo: Como você se atreve a dizer tais palavras? Você não teme a Deus? Estamos trilhando o caminho da morte e teremos que nos apresentar diante do Deus Altíssimo! E ainda assim, você zomba e blasfema? Segundo: Reconheceu que Cristo era inocente, quando disse: Nós dois estamos recebendo o castigo que merecemos, mas, Cristo nenhum mal fez! Terceiro: Estava arrependido de seus atos e pode enxergar a eternidade que se aproximava! Olhou para dentro de si e reconheceu o quanto ele precisava do Senhor Jesus! A morte estava perto, mas o Salvador estava mais perto ainda, ali, ao seu lado, e ele sabia disso! Teve a humildade de suplicar: Senhor, lembra-te de mim, quando vieres no teu reino. E, para o seu júbilo, ele ouviu o Senhor Jesus responder: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso! E você? Que atitude vai tomar em relação a Cristo? Com qual das três cruzes você se identifica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...