Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

CAMAROTE

“Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade. Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos, e rico, procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. Então correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. Ele desceu a toda pressa e o recebeu com alegria. Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador. Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma cousa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Então Jesus lhe disse: Hoje houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o perdido”. (Lc 19:1-10) Qual seria o motivo que levou Zaqueu a buscar com tanta insistência uma oportunidade para ver o Senhor Jesus? A princípio, imaginamos que era por pura curiosidade, mas, só isso não justificaria o fato dele sair correndo na frente da multidão e subir numa árvore alta, acomodando-se no seu “camarote”. Ele sabia que Jesus passaria por ali. Verdade é que o texto revela que Zaqueu era um homem de pequena estatura. Será que ele era tão pequenino assim? Um anão, talvez? Mas, já que ele era baixinho, não seria mais fácil infiltrar-se no meio do povo e chegar bem perto de Jesus? Entendo que Zaqueu tinha outros motivos para agir do modo como agiu. Primeiro, ele era um homem de posição social. Era o chefe dos publicanos. A função deles era cobrar impostos. Além de tudo, era um homem rico! Acredito que ele não queria ser identificado. Os judeus não o olhavam com simpatia. Por motivos óbvios. Imagino o “Zaqueuzinho” bem quietinho no seu camarote individual, no topo de uma árvore, porém, escondido entre os ramos, quase nem respirava. De repente, Jesus para, olha para cima e o chama pelo nome: Zaqueu, desce depressa, pois vou me hospedar em sua casa! Qual foi a reação de Zaqueu? Caiu lá de cima de susto? Ficou envergonhado? Saiu correndo? Nada disso! O texto revela que ele desceu mais rápido do que subiu e recebeu Jesus com alegria! Se a intenção dele era esconder-se do povo, naquele momento, ele nem se lembrou de que havia uma multidão olhando, assustada! Mas os comentários maldosos não ficaram por menos. As pessoas murmuravam e criticavam o Senhor Jesus por Ele ter se hospedado na casa de um homem pecador! Ora, como se eles também não fossem pecadores. Acontece que Zaqueu não era benquisto entre os judeus por ser cobrador de impostos para o império romano. Zaqueu, então, tomou uma atitude: Já que este povo está incomodado, por isso não! Resolvo dar aos pobres metade dos meus bens e, se nalguma coisa defraudei alguém, restituo quatro vezes mais! A vida de Zaqueu foi transformada pelo poder de Cristo! Ele se tornou uma nova criatura! Seus pecados foram perdoados! A dádiva que ele recebeu de Cristo, foi muito mais preciosa do que a cura de alguma enfermidade. Jesus disse aos judeus: Este também é filho de Abraão! Zaqueu recebeu a salvação eterna e teve o seu lar abençoado por Cristo, que testificou: Hoje houve salvação nesta casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...