Total de visualizações de página

domingo, 19 de março de 2017

LIÇÕES DE VIDA

Uma das lições mais lindas que podemos aprender sobre fé, superação e santidade é a história bíblica de José, no Egito (Gênesis 37 – 50). A Bíblia relata que ele foi um jovem que servia ao Senhor, andava em Seus caminhos e, mesmo assim, teve a vida marcada por grandes injustiças. Mas, apesar de todo mal que fizeram contra ele, decidiu agradar a Deus, não se deixando ser paralisado por circunstâncias nem por pessoas. É uma história rica de ensinamentos que podemos aplicar perfeitamente aos dias atuais. Neste artigo, falarei de 5 das muitas grandes lições que podemos aprender com esse jovem dos tempos bíblicos. Que você também aplique essas verdades preciosas no seu coração e tenha uma vida de bênçãos, para a glória de Deus! .. 1. DESEJE DEUS ACIMA DE TUDO: “…e pecar contra Deus?” (Gênesis 39.9). José foi assediado por uma influente mulher, mas, embora ele fosse escravo, não buscou dar desculpas para resistir ao assédio dela. Ele temia a Deus e sabia que Ele era – e é – onipresente; por isso, buscava ser santo em todo o tempo – inclusive diante de uma tentação. Isso nos mostra que eu e você também podemos ter uma vida de santidade. Mas, para isso, é preciso que o nosso desejo de agradar a Deus seja mais forte do que qualquer outro. .. 2. FUJA DA TENTAÇÃO: “… mas ele fugiu e saiu para fora” (Gênesis 39.12). Ela o segurara por suas vestes e queria despi-lo. Mas ele fugiu dirigindo-se para a porta, deixando parte de sua roupa. Hoje, pode até parecer engraçado ver um homem fugir de uma mulher insistindo em fazer sexo sem compromisso, mas desobedecer ao Senhor é ter uma vida de desgraças. Eu mesmo, quando solteiro, já saí correndo de algumas supostas jovens de Deus que tentaram literalmente avançar o sinal. Seja você homem ou mulher, jovem ou adulto, saiba que essa história de viver em santidade é para quem quiser. Só isso! Portanto, devemos fugir porque Deus sabe que temos as nossas fraquezas. Uma pessoa que tem maturidade espiritual é aquela que foge do mal, de situações que podem comprometer a sua caminhada com Deus, e não aquela que tenta enfrentá-las. .. 3. SEJA FIEL EM TODO O TEMPO: “…e ele fazia tudo o que se fazia ali” (Gênesis 39.22). José havia sido lançado em uma prisão e, ainda assim, cuidava das coisas do Senhor. Quando li isso pela primeira vez, confesso que fiquei deslumbrado com o caráter dele. José me ensinou a ter o cuidado de ser um homem de Deus mesmo nos locais em que eu não queira estar. Que você também busque ser um representante do Senhor mesmo em algum lugar em que não goste de estar, mas que você sabe ser necessário! E que você busque fazer suas tarefas com excelência! .. 4. ESPERE, MAS COM QUALIDADE: “…ao final de dois anos…”. (Gênesis 41.1). Olhe que interessante: José passou literalmente dois anos de sua vida dentro de uma prisão. E ele não se desesperou com a espera. Por ele cuidar das coisas do Senhor, Deus o sustentava em tudo o que lhe era necessário, mesmo que ele ainda estivesse preso. Infelizmente, muitos jovens estão desesperados por estarem há um bom tempo sem namorar. Há, inclusive, quem chegue a sair da igreja ou se envolva com a pessoa errada. O segredo para uma espera de qualidade é servir ao Senhor com prazer. Busque desenvolver os dons e talentos que Deus lhe deu, e você receberá grandes bênçãos no momento certo. .. 5. SAIBA QUE DEUS O CONDUZ A PROPÓSITOS: “…mas Deus o tornou em bem…” (Gênesis 50.20). Para mim, esse é um dos melhores versículos do livro de Gênesis, o qual devemos colocar em nosso coração. Ele aponta para a providência de Deus, mesmo quando coisas desagradáveis acontecem em nossa vida por sermos obedientes a Ele. Deus, quando aparentemente não estava fazendo nada para abrir as simples portas de um cárcere, estava, na verdade, abrindo as portas do palácio de Faraó, para que por elas José entrasse, agora como uma autoridade no Egito cumprindo as promessas que Ele havia feito. Atualmente temos visto a mesma fidelidade divina em tantas pessoas que estavam sem perspectiva. Confesso a vocês que, em toda a minha vida, a melhor escolha que fiz foi continuar caminhando com Deus, mesmo quando tudo parecia estar dando errado por eu ter sido obediente a Ele. Na época, eu estava com 29 anos; entrei em depressão profunda, fiquei angustiado, sem vontade de viver e nem mesmo querendo ir mais à igreja. Foram situações que magoaram meu coração justamente por eu obedecer a Deus. Quando nada aparentemente faz sentido, parece que Deus não existe ou que Ele está muito “ocupado” no Céu para poder nos dar uma direção específica. Quem já passou por isso sabe: parece que a fé fica contra a fé. Na época, eu não estava mais entendendo nada sobre os planos do Senhor. Mas, como podemos ver na história de José, Deus sempre está conduzindo Seus filhos àquilo que é melhor para cada um deles. Deus, na verdade, não tinha me abandonado; Ele só estava me conduzindo a uma vida com propósitos maiores, como aconteceu com José. Hoje tenho meu caráter mais parecido com o de Cristo. Deus me deu uma esposa abençoada, e juntos buscamos servir ao Senhor com toda a intensidade. Que essas lições também edifiquem a sua vida de um modo maravilhoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALGO

 O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez.”  PROVÉRBIOS 14:29 Ser longânimo é o mesmo que ser ...