Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de abril de 2022

REI

 "Fez Joás o que era reto perante o Senhor, todos os dias em que o sacerdote Joiada o dirigia."

2 Reis 12:2

    A história do rei Joás talvez seja uma das mais interessantes entre os reis de Israel. Primeiro ele sobreviveu quando Jeoseba foi levantada por Deus para manter a linhagem de Davi e assim não permitiu que a sua própria avó, transloucada pelo poder, o matasse, como fez com todos de descendência real. Joás viveu por 7 anos escondido no templo com o sacerdote Joiada até que foi coroado rei legítimo quando em uma aliança bem tramada sua avó (lembra da louca?!) foi morta. Dai por diante, mesmo ainda criança, Joás começou a governar e, sendo dirigido por Joiada trouxe de volta Deus ao seu legítimo lugar no coração e na vida do povo de Israel. Destruiu tudo o que se relaciona a adoração a outros deuses. Fez uma aliança entre o Senhor, o rei e o povo. Porém, com a morte de Joiada Joás mostrou-se quem verdadeiramente era. Tanto que foi dele a sentença de morte para Zacarias, filho de Joiada (leia melhor essa história - 2 Reis 11:1 a 12:21 e 2 Crônicas 22:10 a 24:27). 
    E dentro deste contexto histórico, que nos traz inúmeros ensinamentos do Senhor, fiquemos com 2 hoje. Primeiro. Aos que conhecem e dizem viver o evangelho de Jesus, o que estamos fazendo na vida das pessoas? A Aqueles que podemos exercer influência, qual é a influência que estamos passando?! É algo que eleva e glorifica o nome de Deus? Estamos de fato influenciando as pessoas a verdadeiramente lançarem fora suas paixões e idolatrias e viverem em aliança com Deus? Ou será que estamos apenas criando doutrinas vãs, um evangelho insosso? 
    Segundo (e onde devemos nos atentar). O que há de Deus em nosso coração? Será que toda nossa "religiosidade" não é apenas isto mesmo, religiosidade? Como vivemos hoje? Temos um relacionamento com Deus verdadeiro ou vivemos de transfusões espirituais, esperando receber revelações de youtube, tendo esperanças renovadas em nosso coração não pelo Espírito Santo, mas sim aguardando ansiosos por mensagens de whatsapp, vivendo pelos milagres alheios e caminhando com Deus porque alguém nos impulsiona a isto. É este Deus que temos em nosso coração? Será que ainda cremos que vamos chegar ao céu pelo bolso de alguém?! 
    Não seja como Joás. Não viva pela espiritualidade dos outros. Busque viver um verdadeiro relacionamento com Deus. Nem sempre teremos um Joiada em nossa vida para nos dizer qual é o caminho. Reflita. Encontre Deus fora das religiosidades da vida. Seja hoje impulsionado a viver realmente uma vida onde você não dependa da terceirização espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...