Total de visualizações de página

sábado, 4 de fevereiro de 2017

AMIGO DE VERDADE

Pela primeira e única vez registrado nos evangelhos, os discípulos pedem algo a Jesus, usando ainda o verbo no imperativo: "Ensina-nos a orar, como também João ensinou a seus discípulos". Segundo o evangelista Lucas, Jesus atendeu a esse pedido ensinando-os a oração do Pai Nosso e contando com humor a parábola do amigo em apuros, nas seguintes palavras: "- Imaginem que um de vocês vá à casa de um amigo, à meia-noite, e lhe diga: "Amigo, me empreste três pães. É que um amigo meu acaba de chegar de viagem, e eu não tenho nada para lhe oferecer." - E imaginem que o amigo responda lá de dentro: "Não me amole! A porta já está trancada, e eu e os meus filhos estamos deitados. Não posso me levantar para lhe dar os pães. Jesus disse: - Eu afirmo a vocês que pode ser que ele não se levante porque é amigo dele, mas certamente se levantará por causa da insistência dele e lhe dará tudo o que ele precisar. Por isso eu digo: peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate" (Lucas 11.5-10 - NTLH). Sua comparação é exagerada intencionalmente, como uma hipérbole. Aponta para três princípios a serem perseguidos no desenvolvimento de nosso relacionamento de oração com o Pai, em busca de uma verdadeira e progressiva espiritualidade: O princípio da assistência A situação nasce como um problema trivial, inesperado, mas simples de ser resolvido. A iniciativa é natural a bons amigos, mesmo que envolva um horário um pouco inadequado. Pedir faz parte de nosso relacionamento cotidiano com amigos, da mesma forma que deve fazer parte do relacionamento com Deus. Alguns, porém, pensam que não devem pedir coisas simples ao Senhor, como que não querendo incomodar. Pedir exige humildade, dependência, reconhecimento das limitações, abandono de todo espírito de autossuficiência, orgulho, altivez. Pedir assistência faz parte do desenvolvimento de uma espiritualidade saudável. O princípio da insistência Inesperadamente o amigo apresenta barreiras. Barreiras também fazem parte de nossa vida e funcionam como uma espécie de filtro que nos ajuda a separar o trivial do importante. Além de pedir, Jesus ensina que devemos procurar, buscar. É um passo além que exige a aplicação de mais esforço. A insistência exige maior convicção, convencimento de que realmente estamos tratando de uma necessidade e não algo supérfluo e dispensável. Insistir no pedido conduz nosso coração ao prioritário, importante e premente. O princípio da persistência Mas se nem o simples pedido, ou a busca mais intensa resolveu, Jesus ensina que devemos ir além, eliminando qualquer desistência e fraqueza. Precisamos aprender a avançar em nosso relacionamento de oração com o Pai com persistência e perseverança. Aqui aprendemos a orar das entranhas, das profundezas de nosso interior. Fazemos isso com causas que realmente são importantes. Situações extremadas na vida nos conduzem naturalmente a esse comportamento. É isso o que Jesus quer e requer de nós. Nos três níveis há uma promessa que seremos ouvidos, atendidos, respondidos. Isso deve gerar confiança e ousadia em nossa entrada diante do Todo-Poderoso (Hebreus 10.19-22). Jesus fez assim. Jesus nos ensinou assim. Assim devemos proceder. A melhor notícia é que Jesus tem nos chamado de amigos (João 15.15). Portanto, vamos nos achegar a ele, não importa a hora, nem a necessidade, mas com confiança, em oração, com ações de graças (Filipenses 4.6). Afinal, ele é nosso amigo de verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...