Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de setembro de 2022

Salmo 23

 A madrugada nos leva a um silêncio pedagógico, a noite obscurece nossa visão e nos traz uma porção considerável de solidão e abandono. No entanto, sou levado a olhar para isso com outras lentes, meditando no salmo do Pastor posso encontrar alívio e descanso em meio à dor. O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranquilas. Ao ruminar essa passagem é possível tirarmos tantas lições; observamos que nosso pastor cuida de nós, ele é o MEU PASTOR, a singularidade dessa declaração é exuberante, não se restringe simplesmente a riqueza poética da literatura hebraica, esses versículos me dizem que ele está comigo e cuida de mim. Jesus disse: "Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos", Mt 28.20. Ele é Emanuel, Deus conosco, Sua presença nos traz alegria e vitalidade espiritual. Essa satisfação em Deus, tendo-o como meu pastor me leva ao terceiro versículo desse salmo: "Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome". Essa renovação e direção nos são proporcionadas por amor do SEU NOME. Note que o texto não diz meu nome, mas, SEU NOME. Isso nos fala da soberania do Pastor em nossas vidas, que ELE É O EU SOU. Que vivemos não para nós mesmos mas para SEU NOME.

 

Ao vislumbramos essa maravilhosa passagem das escrituras, chegamos aparentemente ao ponto mais difícil o versículo 4: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam". O mesmo Pastor que me leva aos pastos verdes e as águas tranquilas é o que está comigo no vale da sombra da morte. Essa é mais uma etapa na vida de uma ovelha, os penhascos da vida são inevitáveis. Acho interessante a expressão “sombra da morte”, e como muitas vezes corremos e somos assediados pela sombra da morte! Isso pode ser a depressão ou desânimo, ou inércia espiritual e tantas outras coisas. Mas, ao continuarmos, vemos a vara e o cajado do Pastor, vara usada para afugentar os inimigos e cajado para guiar o rebanho, isso é maravilhoso, Ele nos protege e guia, mesmo a sombra dos terrores. Tudo está em suas mãos e tudo isso é por AMOR AO SEU NOME.

 

Então depois desse caminho pedagógico que fomos levados pelo Pastor, começamos enxergar um pouco seus desígnios: "Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda". O Pastor que afugenta os inimigos com sua vara, agora mostra que suas ovelhas estão seguras com ele: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão" Jo 10. 27,28. As ovelhas estão nas mãos do Pastor, e ninguém pode tirá-las dele, isso é maravilhoso. Ao chegarmos no fim do salmo aprendemos a lição: "Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias". Aprendemos sobre a bondade do Pastor, a misericórdia do Pastor, nosso Pastor, por isso ouvimos sua voz dizendo: "Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas" Jo 10.11. E como disse Pedro: "Para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna", João 6:68.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...