Total de visualizações de página

domingo, 18 de dezembro de 2016

FERMENTO

Você já viu alguém fazendo ou já fez um bolo sem usar aquela massa pronta? Se sim, você deve ter percebido que foram colocados os ovos, a farinha de trigo, a manteiga, o leite e só um pouquinho de fermento. Porém, esse pouquinho de fermento envolve toda a massa e faz um grande bolo. Usando essa analogia, o apóstolo Paulo transmitiu uma mensagem aos irmãos em Corinto. Em 1 Coríntios 5:1-13, Paulo corrigiu os coríntios quanto à tolerância a um caso de incesto em que um filho abusou da mulher de seu pai, sua madrasta. Diante de um caso como esse, os coríntios deveriam corrigir rigorosamente quem cometeu tal ato, mas não parece que isso foi feito. Por esse motivo, o apóstolo escreveu especificamente sobre esse fato, a fim de despertar a igreja para deixar de consentir com o pecado. Paulo escreveu: "Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?", isto é, assim como o fermento penetra toda a massa do bolo, a maldade de uma só pessoa corrompe toda a igreja que a consente. A figura do fermento é de extrema importância para os judeus. Na preparação para a Páscoa, os judeus limpavam cerimonialmente as suas casas eliminando todo resto de fermento e, inclusive, a menor migalha de pão fermentado. No texto de 1 Coríntios 5, o fermento representa o pecado, de tal forma que podemos entender que devemos limpar todo vestígio de pecado de nossas vidas. Nós devemos levar o pecado a sério e não tratá-lo como se pudéssemos controlá-lo. Não podemos dar brechas, porque o diabo anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar (1 Pedro 5:8). Em todo tempo, o diabo tenta nos enganar. O engano é algo que tem aparência de verdade, mas não é a verdade. O engano é também aquilo que nos faz desviar do alvo, fazendo-nos distrair com futilidades e com aquilo que desagrada a Deus. Devemos resistir ao diabo com a Palavra de Deus e ele fugirá de nós (Tiago 4:7), mas devemos fugir das tentações e não resistir a elas, pois o Senhor sempre nos dá o escape (1 Coríntios 10:13). Se tentarmos controlar as tentações, seremos envolvidos pelos nossos próprios desejos e seremos destruídos. O mal que destrói a vida das pessoas começa em pequenas coisas, pequenos erros. Lembre-se: um pouco de fermento leveda toda a massa (Gálatas 5:9). Não dê oportunidade para o pecado, assim você fechará as portas para o mal. Não ande segundo o conselho daqueles que não temem a Deus, não permita ser influenciado por aqueles que cometem pecados e não se arrependem, antes tenha o seu prazer na Palavra de Deus e medite nela de dia e de noite (Salmos 1:1-2). Elimine todo vestígio de pecado, senão você acabará todo fermentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...