Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

QUEBRANDO AS ALGEMAS DA MORTE

Deus o ressuscitou, quebrando as algemas da morte, pois não era possível que fosse detido por ela.” (Atos 2.24). Neste versículo temos uma das melhores definições da ressurreição que se conhece. Ressuscitar é romper os grilhões da morte. É provável que Pedro estivesse pensando em José, filho de Jacó, como uma figura de Cristo. No salmo 105, que descreve a libertação do povo de Israel do Egito, temos o seguinte: “Enviou um homem adiante deles, José, que foi vendido como escravo. Feriram-lhe os pés com correntes e o prenderam a ferros.” (vv.17,18). Desprezado, perseguido e vendido pelos seus próprios irmãos israelitas, José foi libertado de seus grilhões pelo faraó para ser o governador do Egito. Como ele próprio disse, “Deus me enviou adiante de vós, para vos (....) preservar a vida com um grande livramento.” (Gn.45.7). Jesus foi libertado dos grilhões da morte para ser “Príncipe e Salvador, para conceder a Israel o arrependimento e o perdão de pecados.” (At.5.31). Por outro lado, a palavra do texto grego original aqui traduzida como “algemas” ou “grilhões” significa literalmente “dores de parto”. Então, como diz Marshall, temos aqui “uma metáfora mista extraordinária, na qual a morte é retratada como se estivesse em dores de parto, incapaz de reter seu filho, o Messias. Se perguntarmos por que a morte não podia reter Jesus, a resposta de Pedro seria que Jesus era o Messias (ver as evidências no v.22), e que o Messias não era passível de ficar preso na morte.” (I.Howard Marshall, Atos – Introdução e Comentário, Ed. Vida Nova, SP, 1982, p.75). Combatendo os que afirmavam que não havia ressurreição dos mortos, Paulo diz que Cristo foi o primeiro a ressuscitar dentre os mortos porque, “assim como a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos” (1Co.15.21). A ressurreição de Cristo é a razão da nossa pregação e da nossa fé. O autor da Carta aos Hebreus diz: “Portanto, visto que os filhos compartilham de carne e sangue, ele também participou das mesmas coisas, para que pela morte destruísse aquele que tem o poder da morte, isto é, o Diabo; e livrasse todos os que estavam sujeitos à escravidão durante toda a vida, por medo da morte.” (Hb.2.14,15). Pela fé no nome de Jesus nós também podemos romper os grilhões da morte! O mesmo Deus que ressuscitou a Jesus também nos ressuscitará. “Graças a Deus, que nos dá vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo!” (1Co.15.57).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...