Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

UM

“Que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles estejam em nós, (....) eu neles, e tu em mim, para que eles sejam levados à plena unidade, a fim de o mundo reconheça que me enviaste e os amaste, assim como me amaste.” (João 17.21a,23). Um é o número indivisível, é a unidade básica de um conjunto, é o elemento neutro do produto, ou seja, qualquer número a multiplicado ou dividido por 1 resulta no mesmo número a. Um é o número de deuses cultuados pelo judaísmo, cristianismo e islamismo, por isso chamadas de religiões monoteístas. Entretanto, o cristianismo é a única das três que afirma que o Deus único existe em três pessoas. Trata-se de um mistério que tem ocupado a mente dos teólogos cristãos desde os primeiros dias da igreja. E continua sendo um mistério. Jesus Cristo afirmou: “Eu e o Pai somos um” (Jo.10.30). Na oração sacerdotal, orando pelos discípulos, reafirmou isso, como se pode ver no versículo acima transcrito. Mas no mesmo trecho vai mais longe e pede ao Pai que os discípulos também sejam um com ele e com o Pai. Paulo desenvolveu essa ideia em várias de suas cartas, principalmente por meio da figura da igreja como um corpo. Por exemplo, em 1Coríntios 6, discutindo sobre a prostituição, primeiramente ele diz que nossos corpos são membros de Cristo (v.15), para logo afirmar que quem se une ao Senhor é um espírito com ele. Na mesma carta diz: “Há um só pão, e nós, embora muitos, somos um só corpo, pois participamos do mesmo pão.” (1Co.10.17). E ainda: “O corpo é uma só unidade e tem muitos membros” e “todos fomos batizados por um só Espírito para ser um corpo.” (1Co.12.12,13). A igreja constitui um único corpo, do qual a cabeça é Jesus Cristo. Ora, se este é um com o Pai, então a igreja também é uma com o Pai. Trata-se de uma afirmação ousada, mas foi exatamente isso que Jesus pediu em sua oração, porque, segundo ele, essa é a única maneira de o mundo perceber e crer que Deus enviou Jesus ao mundo. Por isso ele disse aos discípulos, após a ressurreição: “Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio” (Jo.20.21). A missão é uma só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...