Total de visualizações de página

domingo, 31 de dezembro de 2023

ERRO

 O que haveria em comum entre Dalila, o rei Ezequias e Cam, filho de Noé? Ambos expuseram publicamente o que deveria ter sido mantido restrito à privacidade. O erro de Dalila não foi descobrir o segredo de Sansão, mas expô-lo justamente a quem desejava seu mal. E tudo por causa do que lhe fora oferecido pelos filisteus. Seu interesse era maior que seu amor. Mas Sansão, ingênuo, não se apercebeu disso e abriu-lhe o coração. Deu no que deu.


O erro do rei Ezequias foi abrir a porta da sua casa para receber quem deveria ter sido mantido fora de lá. Gente que só queria sondar, saber o que se passava lá dentro, para depois, extrair de lá o que bem entendesse. Ezequias se esqueceu do que lhe dissera o Senhor pouco tempo antes: "Põe em ordem a tua casa..." Não se pode abrir a casa para qualquer um, principalmente em tempo de crise. Assim como não se deve expor problemas familiares em redes sociais. É o mesmo que expor nosso mais precioso tesouro, como fez Ezequias. O preço a ser pago é caríssimo. Gerações que se seguiram tiveram que arcar com as consequências da ingenuidade do rei, evidenciada no fato de haver aberto todos os cômodos de seu palácio aos embaixadores da Babilônia que o visitaram.


O erro de Cam não foi ver a nudez de Noé, seu pai, mas chamar a atenção de todos para ela. Enquanto seus outros dois irmãos procuraram cobrir, compreendendo o momento que seu pai estava passando, Cam não pensou duas vezes. Quem se beneficia de tudo isso são os espectadores, os que querem ver o circo pegar fogo, que não aprenderam a amar, tampouco a reverenciar o terreno sagrado da privacidade alheia. Aplaudem, não a coragem de Dalila, de Cam ou dos embaixadores da Babilônia, mas a exposição e chacota de Sansão, do lar de Ezequias e de Noé. Se quiser saber o fim desta novela, ore. Mas só ore, se souber amar. Afinal, a melhor oração é amar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...