DE QUE FORMA VOCÊ ENXERGA OS FATOS DA SUA VIDA?
“São os olhos a lâmpada do corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso” (Mt 6:22).
Interpretamos a vida por aquilo que nossos olhos decidem ver. Diante dos fatos, crises e caminhos, podemos olhar apenas com a lógica humana, que teme, calcula e se perde, ou podemos olhar com os olhos da fé, que enxergam a presença de Deus mesmo quando o cenário parece adverso. A forma como vemos o mundo molda nossa alma. Quando lemos a realidade com fé, encontramos descanso, mas quando a lemos apenas com a olhos humanos, somos consumidos pela ansiedade.
Jesus então afirma que os olhos são “a lâmpada do corpo”. A imagem é simples, mas profunda. O Senhor ensina que o olhar ilumina ou escurece tudo em nosso interior. A palavra usada no texto para “bons” é haplous, que significa simples, íntegro, generoso, voltado para o bem. Trata-se de um olhar sem duplicidade, focado na vontade de Deus, livre de cobiça e de enganos. Quando nossos olhos são assim, toda a nossa vida é iluminada, pois vemos as pessoas com graça, discernimos as situações com sabedoria e enxergamos a nós mesmos com humildade.
No verso seguinte, Jesus contrasta com o “olho mau”, do grego poneros, que indica um olhar contaminado pela cobiça, inveja ou egoísmo. É o olhar dividido, que deseja servir a Deus e ao mundo ao mesmo tempo, que lê as circunstâncias sem fé e interpreta a vida a partir do medo, da comparação e da competição. Esse olhar obscurece o coração, trazendo confusão emocional, dureza espiritual e escolhas precipitadas. Jesus nos alerta, portanto, que não são os fatos em si que definem nossa caminhada, mas a forma como os enxergamos.
Duas aplicações nos ajudam a viver este ensino. Primeiro, peça ao Senhor olhos bons para interpretar sua vida com fé. Diante do que você não entende, olhe para Cristo. Diante das incertezas, olhe para a fidelidade de Deus. Deixe que a luz da Palavra ilumine seus pensamentos, sentimentos e decisões.
Segundo, vigie o que alimenta o seu olhar. Fuja da comparação, da cobiça e do pessimismo. Um olhar disciplinado pela fé transforma a alma. Que o Senhor nos conceda olhos bons, para que toda a nossa vida seja cheia da luz de Cristo Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário