1 Reis é o décimo primeiro livro da Bíblia e não se sabe com certeza seu autor. Imagine-se que seja provavelmente Isaías ou Jeremias. Escrito entre 1000 e 650 anos antes de Cristo, tem 22 capítulos e 816 ou 817 versículos dependendo da editora. Os temas são sobre os reis de Israel e de Judá a partir do reinado de Salomão até o cativeiro na Babilônia.
No capítulo 1, são relatadas a velhice de Davi, a tentativa frustrada de Adonias em se tornar rei e Salomão sendo ungido rei no lugar de seu pai. No capítulo 2, Davi morre e é sepultado em Jerusalém, após 7 anos de reinado em Hebrom e 33 anos em Jerusalém. No capítulo 3. Salomão se casa com a filha de Faraó, rei do Egito, e Deus aparece à noite em sonhos a ele, que lhe pede sabedoria para reinar. Além de dar sabedoria, Deus também dá riquezas e honra a Salomão. Já no capítulo 5, o novo rei, junto com Hirão, rei de Tiro, prepara os materiais para a construção do templo. Com tudo já resolvido, Salomão começa a edificar a Casa do Senhor (1 Reis 6). No capítulo 7 é relatada a construção da casa de Salomão.
Após o término da construção da Casa do Senhor, a Arca da Aliança é levada para o templo, debaixo das asas dos querubins, no Lugar Santíssimo. Ouvindo sobre a fama do rei Salomão, a rainha de Sabá, vai à sua procura testar sua sabedoria por enigmas e se surpreende. No final do capítulo 10 e início do 11, descobrimos que Salomão cometeu vários pecados: multiplicação de prata e ouro, cavalos e esposas. Tudo isso violava a lei do Senhor em Deuteronômio 17. Na sequência do capítulo 11, já em sua velhice, ele tem dificuldade em obedecer a lei e comete o pecado da idolatria, edificando um altar a Quemos e a Moloque. Assim sendo, Deus o castiga, dividindo Israel em duas partes: reino do norte e reino do sul. O reino do norte chamava-se Israel, e o do sul, reino de Judá. Como Deus fez um acordo com Davi, que sempre um de seus descendentes estaria no governo, ao dividir a terra, Salomão passou a ser o governante somente da tribo de Judá. O reino do norte, Israel, tinha domínio sobre as outras 10 tribos. A tribo de Levi não entra nessa divisão, já que não recebeu terras, pois seu povo ficou com o dever de cuidar da Casa de Deus. No final do capítulo 11, Salomão morre e é enterrado com seus pais em Jerusalém. Roboão, filho de Salomão, assume o reinado, e é consagrado o primeiro rei de Judá.
Os reis de Judá descritos nesse livro foram Abias, Asa e Josafá. Este último seguia os mandamentos do Senhor. Jeroboão foi o primeiro rei do reino do norte e fez o povo cometer o pecado da idolatria (como relatado em 1 Reis 12). A sucessão de reis do reino do norte descritos nesse livro é: Nadabe, Baasa, Elá, Zinri, Onri, Acabe e Acazias. Acabe foi idólatra e se casou com Jezabel, filha dos sidônios. No capítulo 17 aparece na história bíblica um profeta exemplar, Elias, o tisbita, durante o reinado de Acabe. Este profetiza a Acabe, em nome de Deus, que “segundo a minha palavra, por três anos não haverá chuva e nem orvalho cairá do céu”. Logo após dessa declaração Elias viaja para o ribeiro de Querite e, depois de alguns anos, vai para Serepta. Em Serepta, Elias multiplica o azeite e a farinha da casa de uma viúva, além de ressuscitar o filho dela. Já no capítulo 18, ele encontra novamente com o rei Acabe e desafia todos os profetas de Baal, deus de Acabe e Jezabel. O desafio ocorreu no monte Carmelo, onde os profetas prepararam um holocausto para Baal, e se este o consumisse com fogo, seria deus, porém se o Deus de Elias consumisse o fogo, Ele seria o Deus de Israel. Os profetas de Baal ficaram a manhã inteira gritando para Baal consumir o holocausto, porém nenhuma resposta lhes foi dada. Então, Elias teve a vez e orou ao Senhor. A Bíblia relata que logo caiu fogo do céu e consumiu todo o holocausto e secou toda a água do rego. Com isso, o povo se ajoelhou, clamando que só o Senhor é Deus. Depois disso, Elias matou todos os profetas de Baal e caiu chuva sobre a terra.
No capítulo 19, Elias foge com medo da rainha Jezabel, que queria matá-lo, para o deserto. Ele caminha por quarenta dias e quarenta noites até chegar ao monte Horebe, onde passa a noite em uma caverna. “E eis que a palavra do Senhor veio a ele e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?”. O profeta responde que estava com medo: todos os profetas de Deus haviam sido mortos e somente ele havia restado, o qual procuravam para terminar o serviço. O Senhor manda Elias sair da caverna para lhe falar e, ao fazê-lo, Elias sente a presença do Senhor numa doce e suave brisa. Deus manda que ele unja Eliseu como seu sucessor e conta que 7 mil homens restavam em Israel que não se dobraram a Baal. No capítulo 21 o rei Acabe deseja a vinha de Nabote, porém ele se recusa a dar ou vendê-la. Então Jezabel, a mulher dele, arma uma cilada (acusação de blasfêmia contra o rei e Deus) para Nabote, que o leva a ser apedrejado e morto. Acabe, então, toma posse da vinha que pertencia a Nabote. Depois desses atos pecaminosos de Acabe e sua família, Elias profetiza que cães comeriam Jezabel e todos os descendentes de Acabe que morressem na cidade; os que morressem no campo seriam comidos por aves. O próprio Acabe morre no final do livro por uma ferida durante a guerra, e seu sangue é bebido pelos cães. O livro de 1 Reis termina com o início do reinado de Acazias, filho de Acabe.
CURIOSIDADES:
Você sabe quanto tempo depois que os israelitas saíram do Egito começou a construção do Templo no reinado de Salomão? Foram quatrocentos e oitenta anos após o êxodo do Egito (1 Reis 6:1).
Você tem alguma noção das dimensões do Templo construído por Salomão? Ele media aproximadamente, vinte e sete metros de comprimento, nove metros de largura e treze metros e meio de altura (1 Reis 6:2).
1 REIS NA MINHA VIDA:
Nesse livro vemos a promessa de Deus se cumprir na vida de Davi. Judá sempre teve um descendente de sua casa no reinado, como Deus tinha prometido. Também aprendemos que não podemos nos apegar a coisas materiais como fez o rei Salomão. Além disso, percebemos que Elias foi um profeta cheio da presença de Deus: combateu os pecados de Acabe e Jezabel, suas orações foram atendidas ao multiplicar a farinha e ressuscitar o filho da viúva e ele foi totalmente guardado por Deus, em Querite e Serepta, e no deserto, no qual o Senhor ouviu o seu clamor no Monte Carmelo. Portanto, que possamos ter paciência para o cumprimento das promessas do Senhor, nunca colocar as coisas materiais acima das espirituais e buscar incessantemente ser um servo cheio da presença de Deus como foi Elias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário