O QUE ACONTECERÁ QUANDO CRISTO RETORNAR?
(Escatologia)
Houve muitos debates na história da igreja sobre questões referentes ao futuro. Especificamente, os debates têm se concentrado no retorno de Cristo, o milênio (ou “mil anos”), o juízo final, o castigo eterno dos ímpios, a recompensa perene dos crentes e a vida com Deus no novo céu e nova Terra. Os estudos sobre esses eventos são chamados de estudos das
“últimas coisas” ou “escatologia” (do grego eschatos, que significa “último”).
O RETORNO DE CRISTO
Jesus disse a seus discípulos que voltaria à Terra pela segunda vez: “Voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver” (João 14:3). Embora esteja claro nessa e noutras passagens (como Atos 1:11; 1Tessalonicenses 4:16; Hebreus 9:28; 2Pedro 3:10; 1João 3:2) que Jesus virá outra vez, elas também deixam evidente que “ninguém sabe”
(Marcos 13:32) o tempo exato desse retorno, pois “o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam” (Mateus 24:44) Apesar de ninguém conhecer o tempo do retorno de Cristo, todos os cristãos devem responder como João fez em Apocalipse 22:20 quando ouviu Cristo dizer: “Sim, venho em breve!”, a resposta de João foi:
“Amém, vem Senhor Jesus!”
O TEMPO DO RETORNO .
Ainda que os versículos citados anteriormente sejam claros em afirmar que o retorno de Cristo ocorrerá num tempo que ninguém conhece, outras passagens da Bíblia sugerem que existem certos sinais que precederão a época da volta e Cristo. Esses sinais, conforme mostrados nos versículos que os apoiam, são estes:
É necessário que antes o evangelho seja pregado a todas as nações” (Marcos 13:10; ver também Mateus 24:14).
“Porque aqueles serão dias de tribulação como nunca houve desde que Deus criou o mundo até agora, nem jamais haverá. Se o Senhor não
tivesse abreviado tais dias, ninguém sobreviveria. Mas, por causa dos eleitos por ele escolhidos, ele os abreviou” (Marcos 13:19-20).
“Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos” (Marcos 13:22; ver também Mateus 24:23-24).
“Imediatamente após a tribulação daqueles dias o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu, e os poderes celestes serão
abalados” (Marcos 13:24-25; ver também Mateus 24:29-30 e Lucas 21:25- 27).
“Irmãos, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo […] Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da
perdição. Este se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, a ponto de se assentar no santuário de Deus,
proclamando que ele mesmo é Deus”
(2Tessalonicenses 2:1,3-4).
“Irmãos, não quero que ignorem este mistério […] todo o Israel será salvo” (Romanos 11:25-26).
Jesus não disse que esses sinais foram dados para que as pessoas pensassem que, se elas não os vissem, ele não poderia retornar. Em vez disso, eles foram dados para intensificar a expectativa do retorno de Cristo: “Quando começarem a acontecer estas coisas, levantem-se e ergam a cabeça, porque
estará próxima a redenção de vocês” (Lucas 21:28).
Mas a menção desses sinais propõe duas questões legítimas:
Alguns desses sinais já ocorreram? Se não, Cristo poderia realmente retornar a qualquer momento?
As respostas a essas perguntas variam na igreja. Alguns acreditam que esses sinais não ocorreram e, portanto, Cristo não retornará em qualquer momento. Mas Jesus animou seus discípulos:
“Fiquem atentos! Vigiem! Vocês não sabem quando virá esse tempo” (Marcos 13:33).
O pensamento que sugere aos cristãos que Cristo não pode retornar em breve anula a força do incentivo de Cristo. Uns acreditam que Cristo pode realmente vir a qualquer momento e lidam com o cumprimento dos sinais de três formas diferentes:
(1) Alguns argumentam que haverá duas vindas de Cristo distintas: uma secreta e outra pública. Mas as passagens que falam de seu retorno não dão apoio a dois retornos em separado (ver discussão a seguir).
(2) Outros advogam que todos os sinais já se haviam cumprido no início da história da igreja e que, portanto, Cristo poderia realmente retornar a qualquer momento. Mas alguns dos sinais (por exemplo, a grande tribulação, a salvação de Israel, o surgimento do “homem do pecado” e a queda de estrelas) não parecem ter se cumprido de
forma clara ou evidente nos tempos da igreja primitiva.
(3) Outros ainda argumentam que é improvável, mas possível, que os sinais tenham se cumprido e que, por conseguinte, Cristo pode retornar a qualquer momento. À luz da ambiguidade relacionada ao cumprimento desses sinais, parece que a última visão é a mais razoável. Esse ponto de vista nos permite esperar que os sinais que precedem o retorno de Cristo provavelmente continuarão a
acontecer no futuro, mas muito embora estejamos um pouco inseguros sobre isso, ainda podemos estar prontos para o súbito retorno de Cristo em
qualquer dia. (A esse respeito, estar pronto para o retorno de Cristo é algo parecido com o uso de um cinto de segurança: você não pensa sofrer um
acidente, mas usa o cinto porque pode estar errado.)
OS EVENTOS DO RETORNO.
Grande parte da discórdia dentro da igreja em relação ao retorno de Jesus trata diretamente da interpretação de uma passagem da Bíblia: Apocalipse 20:1-6. De modo específico, o desacordo tem a ver com os mil anos que João menciona em Apocalipse 20:4-5, ao escrever que certas pessoas “ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos” (O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos.) Muitos cristãos
denominam esse período de “o milênio” e normalmente adotam um dos três pontos de vista sobre o tempo e a natureza dessa
PONTO DE VISTA - AMILENISTA.
O milênio é agora e quando terminar Jesus voltará.
A visão mais simples do milênio é que Apocalipse 20:1-6 descreve não um futuro, mas a era atual da igreja. Os cristãos que apoiam essa abordagem
acreditam que muitos ou todos os sinais mencionados anteriormente ocorreram no início da história da igreja e que Cristo realmente poderia
retornar a qualquer momento. De acordo eles, quando João escreve que eles “reinaram com Cristo durante mil anos” (Apocalipse 20:4), isso significa que os cristãos que já morreram estão reinando hoje com Cristo em um sentido espiritual (ver Mateus 28:18, onde Jesus disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na Terra” e Efésios 2:6, onde é dito que estamos assentados com Cristo “nos lugares celestiais”). Uma vez que os eventos de Apocalipse 20 estão sendo cumpridos na igreja,
o período de mil anos que João menciona em Apocalipse 20:4-5 é uma figura de linguagem para um longo período de tempo, ou seja, toda a era da igreja desde o Pentecostes até o retorno de Cristo.
Essa interpretação diz que Satanás, que em Apocalipse 20:2-3 está “acorrentado” e lançado num abismo para não mais enganar as nações, tem
seu poder significantemente reduzido durante o ministério de Cristo na Terra (Mateus 12:28-29; Lucas 10:18). O fato de que alguém como Paulo ensinar
todas as nações gentílicas “a respeito do Senhor Jesus Cristo, abertamente e sem impedimento algum” (Atos 28:31), é uma demonstração de que Satanás foi “acorrentado” para não mais “enganar as nações”. Esse ponto de vista é frequentemente chamado de visão amilenarista, porque aqueles que o defendem não creem que Apocalipse 20:4-5 ensine que um reino futuro de mil anos ocorra antes ou depois do retorno de Jesus. Em vez disso, eles acreditam que, quando Jesus voltar, haverá uma ressurreição tanto de santos como de ímpios. Os que creram em Jesus vão para o céu, ao passo que os incrédulos enfrentarão o juízo final e a condenação eterna. Nesse tempo, os novos céus e a nova Terra serão criados e permanecerão por toda a
eternidade. Um argumento em favor dessa visão é que elase apresenta muito simples e descomplicada:
Cristo volta, há um julgamento e nós viveremos em
novos céus e nova Terra para sempre.
PONTO DE VISTA - PÓS MILENISTA.
Outros cristãos acreditam que Jesus retornará após os mil anos mencionados em Apocalipse 20:4-5. À medida que a igreja crescer e os cristãos continuarem a ter mais e mais influência, a sociedade começará a viver cada vez mais de acordo com os padrões divinos. Gradualmente, uma
“era milenar” de grande paz e justiça (não necessária e literalmente de mil anos) surgirá na Terra. Cristo não vai reinar fisicamente na Terra durante
esse período; em vez disso, os cristãos exercerão tremenda influência na sociedade, e o reinado de Cristo ocorrerá mediante essa influência. Os que defendem essa interpretação dão ênfase a versículos que mostram como o reino de Deus se expande silenciosamente, mas de forma constante,
desde um pequeno começo até o grande final. Por exemplo, há a parábola da semente de mostarda que se tornou uma grande árvore (Mateus 13:31-32), e a declaração de Jesus de que “o reino dos céus é como o fermento que uma mulher tomou e misturou com uma grande quantidade de farinha, e toda a massa ficou fermentada” (Mateus 13:33).
Os pós-milenaristas também enfatizam a declaração de Jesus: “foi-me dada toda a autoridade no céu e na Terra” (Mateus 28:18) e esperam que, como
resultado, o reino de Deus continue a avançar com grande poder em toda a Terra até que se estabeleça nela um governo milenário. De acordo com essa visão, Jesus retornará no final dessa era milenar, então, haverá uma ressurreição tanto de cristãos como de incrédulos. Aqueles que creem em Cristo vão para o céu; eles não enfrentarão o julgamento final e a condenação eterna. Naquele tempo, os novos céus e a nova Terra terão início e permanecerão por toda a eternidade, e Cristo estará pessoalmente na Terra para reinar. Essa abordagem é chamada de visão pós-milenarista porque o
retorno de Cristo e o reino acontecerão após o futuro milênio.
PONTO DE VISTA - PRE MILENISTA
Por fim, há cristãos que acreditam que Jesus retornará antes dos eventos de Apocalipse 20:1-10. Essa é chamada de visão pré-milenarista, porque afirma que Cristo retornará antes do milênio. Ela também entende que antes do retorno de Jesus haverá um tempo de grande sofrimento na Terra, às vezes chamado de grande tribulação (ver Mateus 24:21-31). De acordo com a visão pré-milenarista, Cristo retornará e reinará pessoalmente na Terra pelos mil anos mencionados em Apocalipse 20:4-5
(não necessariamente uma era literal de mil anos). Quando Cristo retornar para iniciar seu reinado milenar, todos os que creram nele serão ressuscitados dentre os mortos para reinar com ele. Esse é o significado de Apocalipse 20:4:
“Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos”. Durante esse milênio, Satanás e seus demônios serão completamente impedidos de exercer toda a influência na Terra, conforme descrito em Apocalipse 20:1-3: “Vi descer do céu um anjo que trazia na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as nações até que terminassem os mil anos. Depois disso, é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo”. Como Jesus reinará em paz e justiça sobre a Terra, muita gente no planeta se voltará para ele para sua salvação. Mas ainda haverá incrédulos na Terra,
como houve alguns que “duvidaram” depois de terem visto Jesus em seu corpo ressurreto (Mateus 28:17). Alguns não vão acreditar porque fé
verdadeira é algo que deve vir de um coração internamente transformado e não pode ser compelida, mesmo por evidências externas extremadas e argumentos. Mesmo sem qualquer influência de Satanás ou de demônios em
tudo sobre toda a Terra, haverá ainda pessoas que praticarão o mal, mostrando que seu pecado não é causado por Satanás, mas responsabilidade
de seres humanos que fazem o mal. Segundo a visão pré-milenarista, após o reinado de mil anos de Cristo na Terra ocorrerá o juízo final, e aqueles que creram em Jesus continuarão a reinar eternamente com ele; aqueles que o rejeitaram serão condenados por toda a eternidade. A Bíblia parece apoiar essa posição mais do que as outras. Essa é uma
leitura fácil e natural de Apocalipse 20:1-6, e muitos a têm entendido assim desde a igreja primitiva. Além disso, passagens do Antigo Testamento como
Isaías 65:20 indicam um tempo futuro. Isso é muito diferente desta era em que o pecado e a morte ainda não foram removidos. “Nunca mais haverá nela uma criança que viva poucos dias, e um idoso que não complete os seus anos de idade; quem morrer aos cem anos ainda será jovem, e quem não chegar
aos cem será maldito”. Outras passagens como Salmos 72:8-14; Isaías 11:2- Zacarias 14:6-21; 1Coríntios 15:24 e Apocalipse 2:27; 12:5 e 19:15 parecem indicar um período de tempo em que o reinado de Cristo sobre todas as coisas é visto de maneira mais ampla, mas o pecado e o mal ainda existem na Terra. Isso se encaixa na imagem do futuro reinado milenário de Cristo. Além disso, um reino futuro de Cristo, mas não definitivo, é apoiado por passagens como Apocalipse 2:26-27, que indicam um domínio com “vara de ferro” sobre um povo rebelde. Esse tipo de governo é indicativo de um reinado pré-milenário de Cristo. Ele parece estar bem apoiado por outras passagens do Novo Testamento, afirmando que os crentes em Jesus reinarão sobre a Terra com ele em algum tempo futuro (Lucas 19:17,19; 1Coríntios 6:3; Apocalipse 2:26-27; 3:21). Uma variação da visão pré-milenária teve muitos seguidores nos Estados Unidos. Diante do fato de que ela afirma que Cristo voltará antes da “grande tribulação” mencionada em Mateus 24:21-31, essa abordagem é denominada
visão pré-tribulacional pré-milerária. Os que a defendem acreditam que Cristo realmente retornará duas vezes: uma vez de maneira invisível para
arrebatar subitamente os cristãos do mundo e então, sete anos mais tarde, o segundo e público retorno, quando levará os cristãos consigo para os mil anos
mencionados em Apocalipse 20:4-5). Durante os sete anos em que Cristo e os cristãos estiverem ausentes da Terra, haverá um tempo de grande tribulação quando a vasta maioria do povo judeu vai confiar em Cristo como seu Messias e pregar o evangelho àqueles que ficaram na Terra.
A dificuldade com essa posição é que ela é difícil de ser conciliada com qualquer passagem que se refira a um retorno secreto de Cristo. Os versículos
que falam da volta de Cristo sempre se referem a ela em termos de um evento público, muito visível, tais como 1Tessalonicenses 4:16: “Pois, dada a ordem,
com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu”.
O REI VITORIOSO.
Talvez não seja surpresa que os cristãos tenham diferenças em relação a suas visões de futuro. Isso se deve em parte ao assunto fundamental: o futuro
é algo obscuro para nós, já que ainda não aconteceu! Mas, independentemente do tempo da vinda de Cristo, todos os cristãos acreditam que a vitória final sobre Satanás (descrita em Apocalipse 20:7-10) acontecerá no futuro. Creem que Satanás “será solto de sua prisão” (Apocalipse 20:7) a fim de reunir para a batalha aqueles a quem ele enganou. Nessa batalha derradeira, Jesus derrotará Satanás e seu exército de uma vez por todas. Então, Satanás será “lançado no lago de fogo que arde com enxofre”, onde será atormentado “dia e noite, para todo o sempre” (Apocalipse 20:10). No final da última batalha, Jesus, o rei vitorioso, executará seu julgamento final. Então, ele reinará para sempre e sempre. Como Jesus disse a João, isso é algo em que os cristãos podem depositar grande esperança, porque suas palavras são “dignas de confiança e
verdadeiras” (Apocalipse 22:6). Jesus disse: “Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez” (Apocalipse 22:12). A resposta daqueles que creem em Jesus, independentemente de sua interpretação de Apocalipse 20:1-6, deve ser como a de João: “Amém. Venha, Senhor Jesus!” (Apocalipse 22:20).
- Wayne Grudem-
Por Calvino Genebra
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