Total de visualizações de página

domingo, 1 de novembro de 2015

CASAMENTO

Gênesis 2:18; 21-24 “18 Então o Senhor Deus declarou: ‘Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda’”. “21 Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. 22 Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele. 23 Disse então o homem: ‘Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada’. 24 Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne”. Mateus 1:24 “Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa”. Palavras chave: Auxiliar e corresponder Reflexão: A declaração de Deus no primeiro versículo em destaque é muito clara e por si já nos dá o padrão do Senhor para o relacionamento matrimonial, obviamente, entre homem e mulher. O casamento sendo instituição sagrada e concebida pelo próprio Deus é de todo muito saudável não somente para o homem, que parece ser o maior beneficiado no texto em questão, como também para a própria mulher que desfrutará da companhia do marido. Longe de ser uma união de interesses individuais, o casamento é dádiva de Deus porque parte da vontade soberana de Deus ao declarar que “não é bom que o homem esteja só”, Deus então planeja acabar com a temporária solidão dando a este homem uma das maiores bênção, a mulher. Que é na verdade uma obra de complementação daquilo que estava incompleto até que ela, a mulher, passasse a existir. Deus não faz nada pela metade. A necessidade do homem de se relacionar foi dada por Deus e por ele mesmo suprida com a mulher logo em seguida, de forma que fica claro que o homem deve estar ligado à sua mulher e a mulher ao seu homem. Tal união faz dos dois indivíduos “um mais completo”. As palavras chave muito têm a ver com o que estamos falando porque o requisito para que o presente de Deus ao homem fosse eficaz era que essa mulher não somente fosse auxiliadora, como também correspondesse à altura daquilo que ela estava recebendo. Com isso podemos concluir que tanto a mulher como o homem, são um para o outro na mesma proporção um par de presentes mútuos, um para o outro. Mesmo sendo diferentes eles se ajudam e se correspondem. Corresponder está ligado à equivalência, ou seja, de igual valor um para com o outro, ninguém é mais importante e sim o conjunto, um não pode viver sem o outro. Auxiliar está ligado a dar assistência ou ajudar, ou seja, uma ajudadora “idônea” como diz a tradução Bíblica Revista e Corrigida, idônea neste caso referindo-se a algo adequada para o homem. Eva então é o melhor de Deus para Adão, assim como sua esposa é o melhor de Deus para você homem, e o seu marido é o melhor de Deus para você mulher. No texto de Mateus em destaque, notamos que José só recebeu Maria por esposa porque entendeu que a união deles era propósito de Deus e que juntos eram melhores e juntos poderiam servir aos planos de Deus, juntos e não separados. Faço votos que você sempre veja o seu cônjuge como alguém que te completa e que sem ele você está mutilado. Sinta a necessidade de estar com ele, viver com ele, sorrir com ele, chorar com ele, enfim, se alegrar ao lado dele até que a morte os separe. Conselho para o dia: Valorize o seu casamento, invista tempo em manutenção e cuidados, conversar sempre ajuda a crescer e resolver problemas ocultos. Não somos adversários de nossos cônjuges e sim um time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...