Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

MEU CORAÇÃO É DURO NÃO CONSIGO PERDOAR.

Você pergunta: Desde muito pequena eu tenho um coração meio duro. Não levo desaforo para casa e não gosto muito de perdoar as pessoas que fazem algo de ruim para mim. Mas tenho sido muito tocada por Deus em meu coração e estou travando uma grande luta nessa área. Eu quero perdoar as pessoas, mas não consigo. Parece algo mais forte do que eu. O que será isso? O que devo fazer? Tenho adoecido por causa de não perdoar as pessoas, me sentindo atordoada. Cara leitora, quando falamos de perdoar lembro-me de uma frase que ouvi, mas da qual não me recordo o autor, que dizia que “perdoar é fácil até o momento em que temos que perdoar”. Perdoar as ofensas talvez esteja entre as coisas mais difíceis para o ser humano colocar em prática. Mas é possível, desde que observemos o que a Bíblia nos ensina sobre o assunto e tomemos atitudes concretas a respeito disso. Meu coração é duro demais, não consigo perdoar! Como conseguir perdoar? (1) Em primeiro lugar é preciso entender que quando não perdoamos as pessoas, atraímos para nós coisas nada boas. A Bíblia diz que quando não perdoamos também não somos perdoados por Deus (Marcos 11:26). Também diz que devemos perdoar até setenta vezes sete (Mateus 18:21). E ainda a Bíblia diz que as nossas orações a Deus ficam prejudicadas quando não perdoamos, de forma que Deus não nos ouve devido o nosso pecado de não perdoar (Isaías 59:2). Fora esses aspectos negativos, sabemos que não perdoar acaba por trazer a nós prejuízos psicológicos como esses que você está sentindo, leitora. Escolha o seu e clique para ver: Teologia sem mensalidades - Kit para pregadores - Memorização da Bíblia - Outros Está gostando desse estudo bíblico? Compartilhe com outros irmãos: 20 0 3 (2) Muitas pessoas afirmam que não conseguem perdoar. Isso porque não entendem corretamente a natureza do perdão, de como ele funciona na realidade. Perdoar nada tem a ver com concordar com o que a outra pessoa fez e nem significa que haverá um esquecimento do fato sofrido ou mesmo que aquele que perdoa deverá ter alguma relação mais próxima com aquele que o feriu. Esses entendimentos são incorretos e levam muitos a não perdoar. (3) Perdoar está mais ligado a atitudes do que a sentimentos. Quem perdoa, na realidade, deixa de atribuir culpa a quem lhe feriu e é capaz de “liberar” essa pessoa da condenação que seu coração impunha a ela. Um grande exemplo disso foi quando Jesus perdoou aqueles que o crucificaram: ”Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34). Evidentemente, Jesus, sendo justo, sabia do crime daquelas pessoas, mas escolheu deixá-las nas mãos de Deus, perdoando-as daquilo que haviam feito a Ele. Isso é perdoar, isso é passar por cima dos sentimentos de ira, raiva, desejo de vingança e agir conforme Deus deseja. Evidentemente não esquecemos o que nos foi feito, mas, quando perdoamos, aquela ofensa não nos causa mais mal. (4) Por mais que um coração seja duro para perdoar, ele tem essa capacidade quando a razão toma as rédeas da situação e age sobre a emoção. Desse ato se origina a decisão de perdoar, de libertar aquela pessoa, de colocá-la nas mãos de Deus, o justo juiz. Isso traz paz ao coração, traz tranquilidade e alivia os sentimentos, apesar de ser algo difícil de fazer. (5) Dessa forma, não perdoar alguém não é algo mais forte do que nós. Nós temos essa capacidade, mas apenas quando colocamos os nossos sentimentos sob o domínio de nossa razão e escolhemos fazer aquilo que é o certo, ainda que não sintamos o desejo de fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...