Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de maio de 2022

EVANGELICO

 "A palavra "evangélico" traz em si mesma um significado simples e sublime. Eu lamento que tenha se tornado expressão associada aos delírios de poder, às megalomanias e à corrupta voracidade de líderes religiosos, ao jogo de interesses de quem quer tornar o estado laico em um puxadinho eclesiástico. Eu lamento que “evangélico” seja expressão cada vez mais vinculada a produtos e serviços comercializados em nome da fé, à rigidez e insensibilidade do fundamentalismo religioso e às formas de barganhas com Deus, negligenciando a graça, o amor e a bondade do Deus que se revela em Jesus de Nazaré. Que triste! Sobretudo quando se considera que o sentido primeiro de evangélico (que se origina do próprio evangelho - a boa notícia que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo) se perdeu e, pior, foi pervertido em má notícia. Bem que “evangélico” poderia continuar sendo a palavra que aponta para a vida daqueles que seguem a Jesus Cristo e manifestam em seu viver expressões do seu reino: praticar a justiça, amar a misericórdia e andar humildemente com Deus. Mas o estrago vem sendo feito há décadas, e tomou proporções escandalosas nesses últimos anos com a relação inadequada e imprópria entre religião e governo, especialmente por quem tem o mesmo espírito constantiniano e a mesma concepção das cruzadas: poder e conquista. Não sei se tem volta. Mas que pelo menos no coração de alguns, evangélico permaneça como uma experiência verdadeira e genuína de quem quer andar nos passos de Jesus".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...