O princípio clássico é que ao mentir, pecamos e transgredimos a Lei de no Deus. Todos mentimos; por isso, somos culpados ante o Deus santo e verdadeiro, precisando urgentemente ir a Ele e pedir por Sua graça e misericórdia.

Por que mentimos? Mentimos para progredir mais rapidamente na vida. Por vezes mentimos nos currículos, nas entrevistas, quando auditados ou quando questionados sobre procedimentos ou problemas.

Mentimos também para evitar punição. Quando somos confrontados com transgressões óbvias, geralmente apontamos para outras pessoas e negamos qualquer irregularidade. Mentimos ainda para enganar outros. Isso é verdade quanto aos sedutores sexuais e falsos mestres, ambos usam mentiras para suavizar e persuadir suas vítimas. Por fim, mentimos para melhorar nossa imagem e reputação, tornando-nos populares. Exageramos em nossas realizações para sermos aceitos por outros.

A Bíblia amplia a ordem de Deus contra a mentira em Provérbios 19.9: “A falsa testemunha não ficará impune, e o que profere mentiras perecerá.” Na verdade, uma das maneiras mais rápidas de garantir a ruína na vida é viver na mentira.

Assim, Deus é sempre firme contra os mentirosos, pois sendo Ele verdadeiro e amando a verdade, sabe que viver honestamente e dizer sempre a verdade, é o que O agrada e o que traz paz e segurança à vida.

Por isso, confesse suas mentiras ao Senhor! Arrependa-se delas! Peça por sua misericórdia! Creia que o Senhor Jesus foi à cruz para também pagar por todas as suas mentiras. Disponha-se hoje a segui-Lo com seriedade, sinceridade e verdade. Decida agora abandonar toda a mentira.