Total de visualizações de página

sábado, 12 de setembro de 2015

A QUESTÃO DO SOFRIMENTO

Impossível é passar pela vida sem experimentar de alguma forma, algum tipo de sofrimento. A questão do sofrimento, através dos séculos tem mexido com a cabeça de muitos filósofos e outros tantos pensadores cristãos em todo o mundo. Não obstante, até hoje ninguém conseguiu encontrar uma resposta satisfatória para o problema. Na Bíblia, o livro de Jó é considerado assim como uma espécie de tratado do assunto; ainda que rigorosamente, na verdade, o tema central do livro verse sobre fé e não sobre sofrimento. Entretanto, o núcleo do livro capítulos 3 a 37 está recheado de situações terríveis porque passa Jó, o homem escolhido por Deus, para experimentar o sofrimento a nível extremo. Jesus fala claramente no Evangelho de João, que as aflições são parte integrante da vida, mas que o cristão não deve desanimar-se, porque ele venceu todo o sistema decaído no pecado, que a Bíblia chama de mundo; Ele disse: "Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." (João 16:33) O apóstolo Paulo mostra-se ainda mais otimista com relação a este assunto, quando diz aos romanos em sua carta a eles dirigida, para se alegrarem, se ufanarem e se vangloriarem no sofrimento, conforme Romanos 5.3: "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança;" (Romanos 5:3) Não obstante tudo que está escrito na Bíblia e fora da Bíblia, continuamos sem uma resposta satisfatória para a pergunta: Por que sofremos? O pensador cristão C. S. Lewis, provavelmente tenha sido aquele que mais se dedicou a pesquisar e aprofundar-se no assunto, mas também não encontrou as respostas buscadas. Uns sofrem mais, outros menos, impossível é passar pela vida sem experimentar de alguma forma, algum tipo de sofrimento.Por isso, se o sofrimento é a tônica da sua vida, não se desespere, nem se desiluda, pois todos sofremos, de uma forma ou de outra. O importante é buscar conforto e refúgio em Deus, em Cristo, pois, Ele prometeu estar conosco todos os dias até o fim de tudo. Ele disse: "... E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." (Mateus 28:20) Também o apóstolo Paulo escrevendo aos coríntios diz: " Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar." (1 Coríntios 10:13) Portanto, caro leitor, só estas duas promessas já são conforto mais que suficiente para todas as nossas tribulações, mas sabemos que existem outras muitas mais, pois maior que todos os nossos sofrimentos são as promessas de Deus para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...