Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

MARX

 O NEOMARXISMO DE ANTONIO GRAMSCI


 O entendimento de Gramsci era que a história não podia ser vista como o desenvolvimento apenas de forças produtivas, como pensava Marx, mas, sim, como a expressão de modelos culturais. Muito mais importante do que ver a sociedade a partir do seu espectro econômico é enxergá-lo a partir do seu aspecto cultural. A cultura se torna primordial nesse revisionismo marxista gramsciano. Gramsci entendia que para se mudar um sistema ou regime de um povo ou nação era necessário, primeiramente, mudar sua cultura. 


 (...)Dessa forma, Gramsci não está preocupado apenas com o controle da dominação da material, mas, sobretudo, com a direção política, ética e ideológica da sociedade. ¹³ A conquista da sociedade não se dá mais por intermédio das armas, mas das ideias marxistas que fermentam a cultura.


(...) Para que a dominação cultural fosse alcançada, Gramsci fala da importância do intelectual orgânico. É o sujeito encarregado de disseminar e até mesmo infiltrar suas ideais e valores na cultura com a intenção de ressignificá-la. Pode ser um indivíduo neomarxista ou mesmo um partido político. ¹⁷ Assim, esses agentes agentes do marxismo, que podem ser encontrados em escolas, em igrejas, na mídia, na imprensa e na literatura, imprimem sua compreensão de mundo no senso comum. 

 O objetivo é promover o controle ideológico da sociedade.(...)"

 pp. 63, 65 e 67.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...