Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de março de 2023

UNIDADE

 A unidade em Cristo é um dos maiores e mais impressionantes resultados da fé. Lemos que “da multidão dos que creram era um o coração e a alma” (4:32). 


Aquela era uma igreja heterogênea. Mais de 5 mil pessoas convertidas a Cristo. Havia jovens e velhos, homens e mulheres, ricos e pobres, judeus e gentios. Ainda assim, era um coração e alma! 


A palavra “coração” (kardia) indica sentimento, desejo, vontade. Já “alma” (psuche) aponta para a compreensão, os caminhos da mente e das emoções. Em outras palavras, eles tinham um só sentimento e um só pensamento. Estavam unidos. 


É interessante notar que antes da grande expansão do evangelho por toda parte, o que se deu a partir do capítulo 8 de Atos, vemos Deus operando o milagre da unidade em sua igreja. Um só coração e um só pensamento é resultado da ação de Deus e uma arma poderosa na expansão do evangelho de Cristo. 


Algumas lições vêm à mente. Primeiro, a unidade em Cristo é um resultado da fé. O texto inicia dizendo: “da multidão dos que creram”. Não eram os que estavam juntos, ou que se identificavam como cristãos, mas os que criam. À medida que cremos em Cristo desejamos estar verdadeiramente unidos àqueles que também creem em Cristo. 


Segundo, a unidade em Cristo é um grande desafio. Ter um só sentimento e um só pensamento, em meio à diversidade e complexidade da existência humana, é um milagre de Deus. Este é um dos nossos maiores desafios e um dos nossos maiores privilégios. Devemos buscar a Deus, com esperança e fé, para que tenhamos verdadeira comunhão com aqueles que amam e seguem a Jesus. E lembre-se que não há unidade sem humildade. 


Terceiro, a unidade em Cristo resulta em ações generosas. A verdadeira comunhão entre os irmãos faz com que olhemos com amor e generosidade para aqueles que passam por privações e sofrimento. No texto, isto implica em intervenções financeiras e práticas a “à medida que alguém tinha necessidade”. Quem é o nosso próximo, aquele que está ao nosso lado, sobre ao devemos estender a mão de amor e generosidade, como fruto da unidade em Cristo?


Quarto, a unidade em Cristo é um testemunho ao mundo. Em meio a esse texto que fala diretamente sobre a comunhão do povo de Deus, encontramos a descrição: “com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça” (v.33). De forma semelhante, lemos em João 13 que seremos reconhecidos como discípulos de Jesus se tivermos “amor uns aos outros”. 


Que o Senhor nos dê verdadeira unidade em Cristo Jesus, para a alegria dos nossos corações, o testemunho do evangelho e a glória do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...