Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de junho de 2023

ACUSADO

 O que fazer, quando falsamente acusado? O que fazer, quando criticado de forma tendenciosa e nociva? O que fazer quando ofendido?


No Salmo 7 lemos que Davi lida com uma das situações mais difíceis na vida humana: as acusações. Ele inicia pedindo que Deus o livre, pois sente-se atacado como alguém que é atacado por leões (v.1). 


Logo no verso 2 ele trata das acusações e inicia dizendo: “Senhor, meu Deus, se eu fiz o que me culpam…”, e logo descreve a acusação: ter feito o mal àqueles que com ele caminhavam em paz (v.3). Pede, então, que Deus se manifeste e o julgue, e que faça cessar as acusações. Assim, Davi se posiciona de forma lindíssima, dizendo: “Deus é o meu escudo; Ele salva os retos de coração” (v.10). 


Ao fim, ele encerra reconhecendo a bondade de Deus: “Eu, porém, renderei graças ao Senhor, segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do Senhor Altíssimo” (v.17). Que grandes lições são aqui encontradas!


Primeiro, Deus é a sua defesa! Perante acusações, críticas e ataques, confie em Deus, pois Ele é a sua defesa. Deus tudo vê e a todos conhece, e trata com cada um em seu próprio coração e história. Antes de tratar de alguma acusação perante outros, sejam seus acusadores ou defensores, converse com Deus e descanse em Deus, pois Ele é a sua defesa. 


Segundo, não pague o mal com o mal. A justiça pertence ao Senhor, portanto, confie em Deus, descanse em Deus e não caia nas armadilhas do diabo. Alguns dos maiores erros que cometemos não estão centrados em nossas ações, mas em nossas reações. Cuidado com suas reações.


Terceiro, Descanse em Deus, pois Ele é o seu escudo. A palavra hebraica usada para ‘escudo’ (magen), referia-se ao artefato usado para se defender perante um ataque de espada ou lança. Ou seja, era um instrumento usado em guerra. Da mesma forma, se há uma guerra contra você, Deus está nessa guerra e é Elle quem o protege. Portanto, descanse no Senhor, seu escudo. 


Quarto, louve a Deus! Davi encerra esse salmo que expressa a angústia do seu coração, celebrando a bondade do Senhor. Ele diz que renderá “graças ao Senhor” e cantará “louvor ao nome do Senhor Altíssimo”. Sim, mesmo em meio ao mal, acusações e maledicência, é possível, e altamente recomendado, dizer: louvado seja o Nome do Senhor! A Sua bondade é maior do que qualquer crítica, ataque ou acusação que caia sobre a sua vida. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...