Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de junho de 2023

PERDÃO

 Uma das certezas da vida é que seremos ofendidos em alguma medida ao longo de nossa existência. Sejam ataques físicos, verbais, emocionais, relacionais ou morais, ninguém passa pela vida sem ser alvo de alguma ofensa.

A Palavra de Deus nos ensina o que fazer quando atacados. A resposta não é tirar satisfação, contra-atacar ou ignorar. Nem tampouco guardar rancor ou alimentar a mágoa. A resposta é o perdão.
O perdão ajuda a deixar para trás o que para trás deve ficar. Tira da prisão não apenas quem ofendeu, mas também quem foi ofendido. Combate a amargura, o rancor e a mágoa, que roubam a alegria da vida. E, sobretudo, aproxima-nos mais de Deus, pois Ele é a nossa referência máxima e plena do perdão.
Talvez você esteja pensando na injustiça que sofreu ao ser alvo de ataques, críticas e ofensas. E o quanto é difícil perdoar. Você tem razão, não é fácil perdoar! Especialmente quando o ataque fere de forma profunda.
Mas eu gostaria de trazer algumas afirmações bíblicas sobre o assunto. A primeira é que devemos perdoar porque fomos perdoados. Uma das bases da fé cristã é o perdão que recebemos de Deus em Cristo Jesus. Ele, o Redentor, pagou o impensável preço pelos nossos pecados, morrendo a nossa morte para que pudéssemos viver. E, assim, em Cristo fomos perdoados por Deus.
Miquéias nos diz que Deus "[...] lançará todos os nossos pecados na profundeza do mar" (Mq 7:19). E Isaías nos revela o que disse o Senhor: "Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro" (Is 43:25). Em Efésios lemos: "Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo vos perdoou" (Ef 4:32).
Portanto, devemos perdoar porque fomos perdoados. Se Deus, que é Santo, Santo, Santo, perdoou os nossos pecados e os lançou na profundeza do mar, devemos buscar fazer o mesmo. E você verá que esse perdão dado a quem nos ofende, não apenas agrada a Deus e abençoa o outro, mas também faz bem à nossa alma. Retira o peso da mágoa e da ofensa, enchendo a alma de paz.
Amanhã seguiremos com esse assunto, pois reconheço que perdoar é um dos maiores desafios. Mas agora gostaria de lhe convidar a orar, pedindo a Deus que lhe dê um coração compassivo, amoroso e perdoador, em nome de Jesus. Fiel é o nosso Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...