Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de junho de 2023

DIAS

 Nos últimos dois dias refletimos sobre o perdão, e relembramos dois princípios bíblicos: 1) Devemos perdoar porque fomos perdoados por Deus; 2) O perdão é um ato de amor. 


Hoje gostaria de falar sobre aqueles que já foram perdoados por Deus, e muitas vezes perdoados pelo próximo, mas não conseguem perdoar a si mesmos. Carregam o peso da culpa, a angustiante lembrança de onde caíram, e vivem atribulados. 


O Salmo 51 foi escrito por Davi em um momento de profundo choque, vergonha e arrependimento. Ele havia adulterado com Bate-Seba, traindo duplamente Urias, o esposo dela, colocando-o à frente de uma batalha para que morresse (2 Sm 11). Confrontado por Natã, Davi se arrepende de seu pecado e clama: "Compadece-te de mim, ó Deus" (v.1), "lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado" (v.2).


Ele reconhece o seu pecado, assume a responsabilidade perante ele e suplica a Deus por perdão: “purifica-me”, “lava-me” e “apaga todas as minhas iniquidades” (v.7,9). Louvado seja Deus por Sua infinita misericórdia e disposição em perdoar!


Após essa jornada de quebrantamento e perdão, porém, é necessário um passo a mais. E isto porque o pecado tem a maligna capacidade de voltar a se repetir. Quantas vezes somos perdoados por Deus por um pecado que teima em bater novamente em nosso coração? Quantas vezes um pecado vencido e deixado, lá no passado, retorna de forma intempestiva?


Davi entendeu que além do perdão precisava do fortalecimento em Deus para não cair novamente. Assim, ele ora: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável” (v.10). É justamente isto que precisamos a cada dia: um coração puro e um espírito inabalável - santidade e firmeza! 


Chamo a sua atenção para o que falaremos amanhã: Davi, no verso 8 diz: "Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste". Ele pede a Deus que o ajude a recuperar a alegria. 


Após o pecado e o perdão, é necessário deixar de lado a culpa. E uma das mentiras do diabo é acusar-nos daquilo pelo que já fomos perdoados. Lembre-se: se o Senhor lançou o pecado, quando perdoado por Ele, nas profundezas do mar, também devemos fazer o mesmo. Deus já o perdoou. Deixe para trás aquilo que para trás deve ficar e alegre-se com o perdão e as promessas de Deus!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...