Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de julho de 2023

CARTA



Paulo inicia sua carta a Timóteo com um grave contraste. Apesar de encontrar-se em um terrível calabouço, aguardando o dia de sua morte que logo chegaria, Paulo começa sua carta com palavras de gratidão e alegria. 


Ainda no capítulo primeiro, a sua gratidão é a Deus, pelo tempo de vida e serviço a Ele, o que fez "com consciência pura". A palavra grega usada para 'consciência' (suneidesis), indica que Paulo, apesar de suas limitações e erros humanos, reconhece a bondade de Deus guardando a sua vida ao longo dos anos, e lhe dando o privilégio de fazer o que é certo (v.3).


E a sua alegria é por Timóteo, mais especificamente por sua "fé sem fingimento", a qual foi primeiramente percebida na avó Lóide e na mãe Eunice (v.4-5).


Que lições preciosas! Primeiramente, devemos sempre buscar em nossas mentes e corações os bons motivos de gratidão a Deus, mesmo nos dias mais difíceis. Devemos saber que mesmo em tempos de provação, temos em Cristo motivos de gratidão, como a sua presença, consolo, força e salvação. Louvado seja Deus! 


Além da gratidão, cultivemos a alegria! Paulo não se angustia com a sua prisão, mas alegra-se com a fé sem fingimento de Timóteo. Alegre-se porque Cristo está contigo todos os dias, mesmo nos momentos mais incertos e desafiadores! Alegre-se pelo que não pode ser roubado ou perdido: a paz encontrada em Deus! Alegre-se porque o seu nome está escrito no Livro da Vida! 


Há nesse texto uma curiosidade. Paulo se alegra pela fé "sem fingimento" de Timóteo. A palavra grega usada (anupokritos), significa 'sem hipocrisia', 'sincera'. Significa, portanto, que há fé fingida, hipócrita, não sincera. E esta deve ser a nossa oração: que Deus nos ajude a termos uma fé sincera, sem fingimentos, que verdadeiramente crê em Cristo e busca viver segundo as convicções que temos, na Palavra e no Senhor Jesus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...