Total de visualizações de página

sábado, 29 de julho de 2023

ENSINA



Paulo ensina a Timóteo algo que é extremamente necessário em nossos dias. Ele diz que aquele que serve ao Senhor não deve "viver em contenda" (v.24). Ele se refere àqueles que abraçaram uma personalidade conflitiva, sempre aguerrida e combatente. Esses estão armados para o confronto a todo momento, em todas as conversas. 


Ele ensina que aquele que serve a Deus, deve ser "brando para com todos", preparado para ensinar de forma paciente e, quando estiver em posição de corrigir alguém, que o faça "com mansidão" para que duas coisas aconteçam. Primeiramente, para que aquele que está errado, em pecado, se arrependa; e por fim volte à sensatez, ao caminho de Cristo (v.25-26).. 


Algumas importantes aplicações podem ser feitas. Primeiro, devemos compreender que brigas não levam outras pessoas a se convencerem de seus erros. O que as leva à reflexão é a palavra branda que comunica as verdades bíblicas. O termo grego para 'brando' (epios) significa alguém amável, ou seja, aquele que fala coisas duras de forma amorosa. 


Segundo, devemos perceber que frequentemente o melhor caminho é simplesmente ouvir e nada falar. Esse é um ato de amorosa paciência. E também de sabedoria, aguardando o momento certo, no ambiente certo, com as palavras certas. 


Por fim, quando houver necessidade de correção, devemos ter em mente que o alvo é o quebrantamento, para que haja "arrependimento para conhecerem plenamente a verdade" e também um "retorno à sensatez" (v.26). 


Portanto, parem de brigar! Marido e mulher, pais e filhos, amigos e amigas, patrões e empregados, irmãos da fé, parem de brigar! Encham seus corações de amor, seus pensamentos de paciência, suas palavras de sabedoria e oração. Ao entrarmos em um debate, nosso alvo não é simplesmente ganhar a argumentação, mas ganhar o irmão, para que ele não se perca, haja paz em sua vida e seja Cristo exaltado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALGO

 O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez.”  PROVÉRBIOS 14:29 Ser longânimo é o mesmo que ser ...