Total de visualizações de página

sábado, 22 de julho de 2023

TEMPO

 


Timóteo vivia em um tempo em que ser discípulo de Jesus era motivo de repúdio, chacotas e perseguição. Paulo estava preso, sendo condenado à morte por amar, seguir e proclamar Jesus, portanto a pressão sobre todos os cristãos era clara e real. 


Assim, Paulo admoesta Timóteo a não se envergonhar do testemunho de Jesus Cristo e nem da sua prisão. É um chamado à resistência, para "participar dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus" (v.😎


Em outras palavras, Timóteo é ensinado a continuar crendo, seguindo e proclamando Jesus Cristo, mesmo sob risco de zombaria ou morte. Não é uma tarefa fácil, especialmente debaixo de fortes pressões. Para que isto aconteça, três ensinos são destacados. 


Primeiramente, Timóteo deve reavivar o dom de Deus em sua vida (v.6). A palavra 'reavivar' (do grego anazopureo) significa 'inflamar', 'colocar fogo'. Era necessário buscar o Senhor para que a vocação cristã de pregação da Palavra voltasse a arder em seu coração, para que não houvesse "covardia, mas poder, amor e moderação" (v.7). 


Em segundo lugar, Timóteo deve se lembrar do motivo de sua caminhada cristã. O motivo não é seu trabalho, ou o trabalho do apóstolo Paulo, mas o próprio Senhor Jesus, "o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho" (v.10). Portanto, o que dá significado à nossa vida e caminhada cristã é o próprio Cristo. 


Em terceiro lugar, Timóteo deve se lembrar de sua fé. Paulo diz que não se envergonha do sofrimento pelo qual passa porque "sei em quem tenho crido e estou certo que Ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia" (v.12). É a fé em Jesus que nos alimenta em toda a jornada, pois sabemos quem somos, o que devemos fazer e o que nos aguarda. 


Meus irmãos e irmãs, reavivem em suas vidas a fé e o compromisso com o Senhor Jesus Cristo. Que o fogo de Deus volte a arder em nossos corações e nos encha de amor a Cristo, compromisso com a Palavra, submissão ao Espírito Santo, vida de oração e ardor na evangelização. Seja Cristo exaltado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...