Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de julho de 2023

ENSINA

 


Paulo ensina a Timóteo que ele deve se esforçar para apresentar-se a Deus aprovado (v.15). Este é um dos ensinos mais importantes nesta carta. 


Primeiramente, porque Paulo deixa claro a quem devemos prestar contas: "procura apresentar-se a Deus". É Deus quem nos aprova ou reprova. É Deus quem nos avalia. É a Ele que devemos prestar contas de tudo o que somos, tudo o que temos e tudo o que fazemos. 


Não estou defendendo que não devemos prestar contas uns aos outros, ou a nossos líderes. É importante que o façamos, com alegria, humildade e integridade. Porém, ao fim do dia, Aquele que irá nos aprovar ou não, é somente Deus. 


Assim, não se compare com ninguém. Cada um foi feito por Deus de forma única. E não entre em nenhuma competição com ninguém. Corra a sua corrida. Seja tudo o que Deus planejou para que você seja e faça tudo o que Deus planejou para a sua vida. Tenha em mente, todos os dias, que o Senhor o observa, o conhece e sonda o seu coração. É à Ele que você deve se apresentar. 


Em segundo lugar, Paulo ensina como Timóteo deve se apresentar a Deus: "aprovado". A palavra grega usada para 'aprovado' (Dokimos) significa 'na medida certa'. Era um termo usado para moedas de metal. Várias tinham suas bordas raspadas, para que o metal fosse usado para venda, adulterando, assim, o tamanho original da moeda. Havia moedas, porém, que tinham a medida certa, eram inteiras, íntegras. Essas eram 'dokimos'. 


Devemos, portanto, servir a Deus na medida certa. Não devemos buscar fazer mais do que Ele nos confia, nem também menos. Busque em Deus a medida certa daquilo que Ele lhe confiou neste momento de sua vida. Apresente-se a Deus aprovado. 


O resultado será evidente: "como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" (v.15). Não seremos envergonhados perante Deus e perante os homens quando ensinamos a Palavra e buscamos viver a Palavra que ensinamos. Que o Senhor nos ajude a sermos aprovados por Ele, para a Sua glória e a nossa paz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...