Total de visualizações de página

domingo, 27 de agosto de 2023

CRISTO

 A igreja de Cristo jamais cresceu tanto como em nossos dias. Há pessoas vindo a Cristo em quase todas as partes do planeta. Apesar das heresias, sincretismo e nominalismo presentes em diversas partes do mundo – e no Brasil – é impressionante ver que várias nações antes resistentes ao evangelho, hoje abrigam uma forte igreja nacional e tornam-se enviadoras de missionários para o mundo. É a ação do Espírito Santo!


Em Lucas 24, Jesus promete nos enviar o Consolador – o Espírito Santo – que viria sobre a igreja em Atos 2 de forma permanente. Ali, a igreja seria revestida de poder. O termo grego utilizado para “Consolador” é “parakletos”, que literalmente significa “estar ao lado” ou “acompanhar”. O Espírito Santo foi enviado para acompanhar a igreja no cumprimento da vontade de Deus. Ele trabalha para tornar a igreja mais parecida com o seu Senhor e fazer o nome de Jesus, o Senhor da igreja, conhecido na terra.


É o Espírito Santo quem convence o homem do seu pecado. O homem natural sabe que é pecador, ou seja, moralmente imperfeito. Porém, apenas com a intervenção do Espírito Santo ele passa a ver o pecado como pecado e ter consciência que está perdido e que precisa de Deus. Se o Espírito Santo não o convencer do pecado e do juízo, toda exposição da verdade de Cristo não passará de mera apologia humana.


A igreja plantada mais rapidamente em todo o Novo Testamento foi iniciada por Paulo e seus amigos em Tessalônica, como vemos em Atos 17. Ali, o apóstolo pregava a Palavra aos sábados nas sinagogas e durante a semana na praça. Assim ele fez por três semanas até nascer a igreja local. Em 1 Ts 1.5, Paulo diz que o evangelho não chegou até eles tão somente em palavra (“logia”, palavra humana) mas sobretudo em poder (“dunamis”, poder de Deus), no Espírito Santo e em plena convicção (“pleroforia”, convicção de que estamos na vontade de Deus).


O Espírito Santo é destacado aqui como um dos três elementos que iniciou a igreja em Tessalônica. Sua função na conversão dos perdidos é insubstituível, conduzindo o ser humano à convicção de que é pecador e necessita de Deus, despertando nele a sede pelo evangelho e atraindo-o a Jesus. Sem a ação do Espírito Santo, a evangelização não passaria de mera comunicação humana, explicações espirituais, palavras lançadas ao vento, sem público, sem conversão, sem transformação. A ação da igreja produz adesão; a ação do Espírito Santo produz transformação.


Somos, assim, chamados a trabalhar dia e noite, com tudo o que Ele coloca em nossas mãos, aproveitando cada oportunidade para testemunhar e verbalizar a verdade do evangelho. Sabendo, porém, que nenhuma verdadeira transformação ocorre em nossos corações, ou em outras vidas, se o Espírito Santo não operar. É um chamado de dependência. É um chamado de fé. É um chamado para a missão. 


Oremos pela ação do Espírito Santo em nossas vidas, em nossa santificação. Oremos pela ação do Espírito Santo na conversão dos nossos familiares e amigos, bem como na edificação de nossa família. Oremos pela ação do Espírito Santo em nossa igreja local e entre aqueles que estão agora recebendo o evangelho de Jesus. Oremos pela ação do Espírito Santo no envio missionário e na conversão de pessoas entre todos os povos, línguas, tribos e nações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...